domingo, 28 de novembro de 2010

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Bloco Papangus do Ibadã estão soltos em Fortaleza

































“Quem chegou foi o Ibadã!! Vai ter papangu Fortaleza vai ver...”










Assim os papangus cantam em coro pelas ruas. Seres mágicos que acabaram de sair de um sonho. O imaginário popular anda pelas ruas com um ar de mistério. Figuras mascaradas, alegres e coloridas passam batendo tambores e tocando trombeta. A criançada cheia de curiosidade vê e não acreditam que estão acordadas. O medo e a vontade de sair correndo se mistura com o querer chegar perto e pegar pra saber se é de verdade mesmo. De onde veio essa gente? Ou será coisas!? Não, mas parecem bichos, enfim são os papangus do Ibadã.

A figura do papangu surgia tocando trombeta nas extintas procissões de Cinzas e na semana Santa para acompanhar as procissões religiosas. Assustava as crianças e açoitava de chicote quem atrapalhasse o cortejo. Em meados do século XIX foi proibido e ficou associado a uma estética grotesca, assustadora e de pavor. Tempos depois ressurgiu como brincante de carnaval onde as pessoas se fantasiavam para não serem reconhecidas por seus familiares. Para isso, cobria o rosto e todo o corpo mudando até a voz.

O grupo de estudo e percursão Ibadã Brasil, com orientação do músico e compositor Descartes Gadelha, criou o Bloco Papangus do Ibadã. Os ritmos da congada, sorongo e o cearense balanceio deram o molejo para a criação de músicas simples e engraçadas com letras jocosas e irônicas feitas especialmente para a brincadeira. Entre os papangus-compositores estão, além do próprio Descartes Gadelha, Inês Mapurunga, Wilton Matos, Alan Mendonça e Batatinha.

O Bloco Papangus do Ibadã convida todos os brincantes de Fortaleza a soltar a criatividade e trazer o seu papangu para brincar nas ruas da cidade. Segue a programação.

Janeiro
Dia 29 sex - 20h - Os Vassouras do Babau
Dia 29 sex - 21h – Escola de Samba Corações do Benfica
Dia 30 sáb - 18h - Batucada 75

Fevereiro
Dia 05 sex - 19h - Os Vassouras do Babau
Dia 11 qui - 19h - Lançamento do CD do Calé Alencar "É de Bambaliê"
Dia 12 sex - 19h - Os Vassouras do Babau
Dia 15 seg - 19h - Carnaval - Pólo Parque das Crianças

::: Contatos
http://www.ibadabrasil.blogspot.com/
ibadabrasil@gmail.com
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=7218018465102005114
















sábado, 16 de janeiro de 2010

16/01 - 20h - Coral Seio da Face apresenta "Só sei que foi assim..."


O Coral Seios da Face, Coral da Área da Saúde da UFC, conquistando cada vez mais o espaço merecido no cenário artístico cearense, apresenta "SÓ SEI QUE FOI ASSIM...".


Um espetáculo que surgiu da vontade de tecer uma nova história cantando juntamente com as novas músicas selecionadas, os hits que fizeram parte dos cinco musicais do grupo, produzidos ao longo de 12 anos: COR DE ROSA CHOQUE (1997), CABARET NOITE OCIDENTAL (1999), MADE IN BRASIL (2000), ESPIRAL DE SONS (2004) E JUNTAS NUM SÓ SER (2007).

16/01 - 14h - Entrevista com Wilton Matos


16/01 - 20h - Mel Mattos lança o CD "O Retratista"

Espetáculo “O Retratista” de Mel Mattos terá sua última apresentação nesse sábado (16/01) às 20h no Teatro SESC SENAC Iracema.

O projeto do CD “O Retratista” surgiu com o intuito de mostrar através da música e outras expressões artísticas a essência da cultura nordestina e cearense, porém, com uma roupagem moderna e universal. O nome “O Retratista” é uma alusão feita a uma menina-mulher do interior nordestino, que consegue vislumbrar um sonho de um dia ser famosa na cidade grande. O CD retrata toda a caminhada de nossa protagonista em forma de uma história de “contos de fadas”.

No CD e também no show Mel Mattos apresenta três momentos específicos. Cada “fase” possui uma textura musical diferente mostrando uma trajetória vivida por nossa protagonista. O público sente o amadurecimento e modernização da jovem personagem.

Participaram da gravação do disco artistas como: Dominguinhos, Waldonys, Manassés, Pilho, o grupo Regional Cordas que Falam, que dão a textura musical para as composições de Mel Mattos, Dado Fernandes, Edmar Gonçalves, Evaristo Filho, Isaac Cândido, Wagner Castro, Marcus Dias, Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Patativa do Assaré, Lú de Souza e Sálvio Costa.

Mel Mattos pretende transportar o público para uma atmosfera surreal, para que ele visualize a caminhada de nossa protagonista do sertão até sua desejada chegada à “cidade grande”, em busca de seu sonho.

Espetáculo “O Retratista” de Mel Mattos no projeto Armazém do Som
::: Dias: 16/01 (Sábado) 20h
::: Local
Teatro SESC SENAC Iracema
Rua Boris, 90, Praia de Iracema
(ao lado do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura)
::: Ingressos
R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
::: Informações
3252-2215

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Até 04/01/2010 - Inscrições para o 10º Festival do Teatro Brasileiro

Em sua décima edição, o Festival do Teatro Brasileiro seleciona espetáculos cearenses e leva para Minas Gerais e Espírito Santo um mosaico diversificado das artes cênicas produzidas no estado.

Prepare o material de seu espetáculo e participe do processo de seleção.

As inscrições já estão abertas! Serão selecionados espetáculos em teatro e dança, nas categorias Adulto e Infantil, contemplando várias vertentes das artes cênicas no Ceará.

Poderão se inscrever grupos de todo o estado cearense no período entre 7 de dezembro de 2009 e 04 de janeiro de 2010, através de ficha de inscrição disponível em tembiu.pro.br. Confira o Regulamento.

Criado em 1999, o Festival do Teatro Brasileiro tem como um dos seus objetivos divulgar a produção teatral brasileira para os brasileiros. A cada etapa, um estado tem a chance de conhecer o produto cultural de outro estado. Assim aconteceu com a Cena Baiana no Ceará e no Maranhão, a Cena Pernambucana na Bahia e em Sergipe, a Cena Mineira no Rio de Janeiro e as Cenas Baiana, Mineira e Pernambucana em Brasília.

Confira a nota na íntegra em: tembiu.pro.br

::: Informações
TEMBIÚ - Alimento de Alma
rodrigo de oliveira
(85)9621-9700
tembiu@gmail.com

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

17/12 - 21h30 - Banda Renegados

TEATRO E MÚSICA EM CONEXÕES URBANAS
Grupo ARTÓRIA

::: Trilha Sonora
Banda RENEGADOS



:::Local
Maria Bonita Bar
Av. Des. Leite Albuquerque com Norvinda Pires

sábado, 12 de dezembro de 2009

12/12 - 18h - Banda Renegados

FESTIVAL IRACEMA DAS ARTES
Várias linguagens e artistas interagindo

:::Local
Seminário Seráfico
Av. Frei Cirilo, Messejana

A Casa da Poesia - Wilton Matos / Henrique Beltrão

12/12 - 15h - Henrique Beltrão no programa Autores e Ideias da FM Assembléia 96,7


Entrevista com Henrique Beltrão no programa Autores e Ideias da FM Assembleia 96,7, produzido e apresentado por Lilian Martins. Uma conversa sobre os livros de poemas e canções publicadas pelo poeta: Vermelho (2006, 2007) e Simples (2009).

O programa vai ao ar neste sábado 12/12 a partir de 15 horas com reprise na terça 15/12 a partir de 20 horas.

::: Acesse
http://www.al.ce.gov.br/radio

::: Música do livro Simples
A Casa da Poesia - Wilton Matos / Henrique Beltrão
Para ver e ouvir clique aqui