segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Bloco Papangus do Ibadã estão soltos em Fortaleza

































“Quem chegou foi o Ibadã!! Vai ter papangu Fortaleza vai ver...”










Assim os papangus cantam em coro pelas ruas. Seres mágicos que acabaram de sair de um sonho. O imaginário popular anda pelas ruas com um ar de mistério. Figuras mascaradas, alegres e coloridas passam batendo tambores e tocando trombeta. A criançada cheia de curiosidade vê e não acreditam que estão acordadas. O medo e a vontade de sair correndo se mistura com o querer chegar perto e pegar pra saber se é de verdade mesmo. De onde veio essa gente? Ou será coisas!? Não, mas parecem bichos, enfim são os papangus do Ibadã.

A figura do papangu surgia tocando trombeta nas extintas procissões de Cinzas e na semana Santa para acompanhar as procissões religiosas. Assustava as crianças e açoitava de chicote quem atrapalhasse o cortejo. Em meados do século XIX foi proibido e ficou associado a uma estética grotesca, assustadora e de pavor. Tempos depois ressurgiu como brincante de carnaval onde as pessoas se fantasiavam para não serem reconhecidas por seus familiares. Para isso, cobria o rosto e todo o corpo mudando até a voz.

O grupo de estudo e percursão Ibadã Brasil, com orientação do músico e compositor Descartes Gadelha, criou o Bloco Papangus do Ibadã. Os ritmos da congada, sorongo e o cearense balanceio deram o molejo para a criação de músicas simples e engraçadas com letras jocosas e irônicas feitas especialmente para a brincadeira. Entre os papangus-compositores estão, além do próprio Descartes Gadelha, Inês Mapurunga, Wilton Matos, Alan Mendonça e Batatinha.

O Bloco Papangus do Ibadã convida todos os brincantes de Fortaleza a soltar a criatividade e trazer o seu papangu para brincar nas ruas da cidade. Segue a programação.

Janeiro
Dia 29 sex - 20h - Os Vassouras do Babau
Dia 29 sex - 21h – Escola de Samba Corações do Benfica
Dia 30 sáb - 18h - Batucada 75

Fevereiro
Dia 05 sex - 19h - Os Vassouras do Babau
Dia 11 qui - 19h - Lançamento do CD do Calé Alencar "É de Bambaliê"
Dia 12 sex - 19h - Os Vassouras do Babau
Dia 15 seg - 19h - Carnaval - Pólo Parque das Crianças

::: Contatos
http://www.ibadabrasil.blogspot.com/
ibadabrasil@gmail.com
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=7218018465102005114
















Nenhum comentário: