quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Receita do Dia? Alimentando a Luta!

A receita de hoje é uma mistura de sal, água, goma de mandioca e margarina. Tudo bem amassado dar liga. Assim é a organização comunitária, uma massa construída nas lutas coletivas pelo direito a terra e a qualidade de vida!

Sexta-feira dia 7 de setembro comemora-se a independência do Brasil! Que independência? Na mesma data a comunidade de Curral Velho, do município cearense de Acaraú, relembra a violência contra pescadores e adolescentes que negavam as fazendas de camarão em sua terra.

Essa data é para a Curral Velho um marco na luta contra os carcinicultores. Em 2004, moradores da comunidade, entre eles crianças e adolescentes, foram torturados por pistoleiros contratados pela empresa Joli Aqüicultura Ltda - produtora de camarão em cativeiro.

Nesses três anos a comunidade não esmoreceu sua luta e hoje celebra suas conquistas. Entre elas a construção do Centro Comunitário Encante do mangue – espaço coletivo para realização de oficinas, reuniões, atividades culturais e desenvolvimento do turismo comunitário. Construído dentro do mangue, ocupa um espaço simbólico – “AQUI OS CARCINICULTORES NÃO TOMAM!”

A pesca de peixes e mariscos, infelizmente, sofre com os problemas sócio-ambientais do litoral. Acaraú não consegue mais atingir a fartura de peixe pela qual ficou famosa. O que comprova a insustentabilidade das pescas industrais. Exemplo disso está na comprovada a falência da carcinicultura no Ceará. (Veja matéria: Após auge em 2003, criação de camarão declina no país. http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u316434.shtml)


Portanto, para dividir com a sociedade, Curral velho convida todos para um ato em nome da luta de sua comunidade. Uma briga contra o capital que é comum a todos povos do mar. Será uma oportunidade para firmar posturas e celebrar vitórias. A programação conta com a presença da Comunidade do Cumbi e seus Calungas, também agredidos, no Aracati, pela carcinicultura.

Para recordar e saber mais:

http://www.opovo.com.br/opovo/ceara/399394.html

http://www.opovo.com.br/opovo/ceara/399393.html

http://www.terramar.org.br/

Nenhum comentário: