segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Não tem água mineral! Somente Côco!

Caros clientes,


Alguém está com sede? Sinto informar que o PratodoDia apenas fornecerá água de côco, explico o porquê!


Na próxima semana, Fortaleza sediará o 16ª Congresso Brasileiro da Indústria das Águas Minerais. Evento organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Água Mineral (Abinam) e que contará com o apoio despretensioso da maior empresa de envasamento de água mineral (a qual todos sabem qual é o nome e a quem pertence).


O motivo da escolha de Fortaleza para sediar o Congresso, também não foi a toa. Segundo a Abinam, dentro do crescimento apresentado pelo mercado de água mineral, cerca de 25% do mesmo é atribuído ao Nordeste, além disso, um fator que conta para a escolha de Fortaleza é a homenagem è empresa cearense de água mineral devido essa despontar como a sétima maior empresa do setor no mundo.


Durante o Congresso, os senhores das águas brasileiras irão discutir o mercado e seus lucros no setor e serão apresentados às novas tecnologias de envasamento de água mineral, além de colocar em discussão o tema: “Novas Tendências no Mercado de Águas Envasadas”.


Ainda durante o Congresso, os “donos” da água brasileira poderão festejar um crescimento de 5,6mil% acumulado nas últimas duas décadas, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), e degustar a projeção, feita pela própria Abinam, de 20% de crescimento anual até o final de 2008.


Vale aqui mencionar que o crescimento no consumo de água mineral também reflete outros dados, como os níveis de consumo no exterior, entre os principais produtores temos o México, com 15,46 bilhões de litros; os Estados Unidos (11,52 bilhões de litros); Itália (produzindo 8,75 bilhões); Alemanha (8 bilhões) e França, com 6,5 bilhões de litros. Os dados, entretanto, curiosamente revelam os Americanos como fortes importadores de água mineral.


Quanto ao consumo dos Americanos, o que poderia ser considerado como um alternativa feliz às projeções feitas para o setor, traduz-se em uma triste alternativa para a Natureza, porque eis o problema: enquanto os americanos abusam do consumo de água mineral nas suas garrafinhas tipo PET, as torneiras dos americanos estão a jorrar água, que a contrário de diversas nações ou confins desse nosso planeta, apresenta uma água com perfeitas condições para consumo, ou seja, uma água digna de mineral.


Quem paga? A natureza, é claro! Levando em conta que os Americanos consomem 20 bilhões de litros de água, dividindo esse volume entre alguns copinhos de 200ml, garrafinhas de 1l e 2l e alguns garrafões de 20 litros, o pato fica para a natureza pagar.


Um dado apresentado pela edição 900 da revista Exame traz uma curiosidade histórica: em 1990, quando houve uma queda no consumo de refrigerantes pelos americanos, as grandes empresas produtoras dessas bebidas passaram a investir no setor de água mineral a fim de suprir as perdas nesse outro mercado. No entanto, o consumo deslocado para o setor de águas minerais só fez alarmar a sociedade para uma situação mais grave ainda, o consumo de água resultava no acúmulo de várias garrafinhas nos lixões, em um momento que apenas 43% do lixo nos EUA era reciclado.


Quem paga? A natureza é claro!


Voltemos ao nosso Ceará, casa da sétima maior empresa de envasamento de água mineral do mundo! Não nos deixemos enganar, pois as perspectivas de crescimento nesse setor são bastantes otimistas frente a sede de cada consumidor, mas aquilo que vem logo após a sede é bem pior, pois, apesar dos tímidos avanços na reutilização do lixo, pouco ainda tem sido feito no sentido de redirecionar as milhares de garrafinhas de água mineral!


Estejamos alerta!


Sugestão do PratodoDia: Durante o Congresso que ocorre do dia 6 ao dia 8 de setembro várias empresas do ramo de água mineral estarão presentes com stand oferecendo aos transeuntes água mineral vinda de vários locais do país. Como uma forma de protesto, leve um copo de requeijão, abra, num local próximo, uma torneira, encha o copo, e beba a água com todo sabor. Uma solução também viável é passear por entre os stands saboreando uma deliciosa água de côco.



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