sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Caros Amigos, clientela freqüente,

O nosso restaurante ficou vazio nesta quinta, com seu estandarte a meio-mastro, pois não pudemos servir o que de melhor havíamos preparado: culinária tipicamente italiana.

Hoje, portanto, estamos de volta, mas com algum pesar. Culinária, qual música, é arte - O PraTododia é feito de artistas. Arte, por si só, é uma grandeza universal, tal é o espaço reservado nos compassos orquestrados a Luciano Pavarotti.

Foi-se a voz lírica mais popular do mundo no século XX, e neste início de XXI.
Quando criança, em casa, as panelas da cozinha de minha mãe eram como caixas de som de retorno. Eu passeava pelos cômodos, cantando dentro do aço 'inox', à minha moda, o canto do tenor. "Funiculì, Funiculà, Funiculì, Funiculà...".

A última postagem que fiz no meu INTERLIVRE, há alguns dias, trouxe um vídeo com Pavarotti ao lado de seus dois parceiros, Carreras e Domingo, cantando "Manhã de Carnaval", canção brasileira. Não sei... Talvez, eu tenha estado ciente de seus padecimentos, mas o revisitei naquele texto apenas pela apreciação do canto em português. A grandiosidade já estaria inclusa.

Aqui, no PraTododia, os nossos pêsames, mas, ao mesmo tempo, nossa admiração. Neste vídeo, uma das peças líricas mais associadas à voz de Luciano Pavarotti, "Nessun Dorma" - e é uma imagem que deve estar sempre fresca na memória da música mundial. Eu poderia pintar neste texto todo o grosso sentido que é esta ida, mas sirvo este prato a gosto do(a) nosso(a) leitor(a).



(Clique na imagem do vídeo, se quiser ir para a página do YouTube)

"Penso che una vita per la musica sia una vita spesa bene,
ed è a questo che mi sono dedicato"
(Luciano Pavarotti)
"Penso que uma vida pela música seja uma vida muito boa,
e é a isto que sou dedicado"

Um comentário:

Elis Campos disse...

Grande Pavarotti!Melhor ainda cantando o trecho mais famoso de Turandot, regido por James Levine, maravilhoso maestro.
A recordação dos CD's de "Os três tenores" que eu ouvia tocar na casa de meu tio se faz ainda mais presente hoje. Agora nos restam Carreras e Domingo; mas a voz de Pavarotti não se calou. Continuará ressoando no coração dos admiradores. Afinal, a música e seus mensageiros são eternos!
Mais uma vez parabéns pelo blog e, em especial, parabéns por esse post.

Elis :-)