segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Infância

Três meninos três irmãos
Indo pra escola na periferia
Na alvorada os três irmãos
Indo pra escola na periferia
Chegando perto da marginal
Era só o que se ouvia
Outros meninos três irmãos
São procurados na fotografia
Não vá pra perto da cidade
Aquela voz falava assim
Não vá pra perto da cidade
Ser prisioneiro feito Passarim
Passarim perto da cidade
E foram presos feito passarim
E antes das cinco dessa mesma tarde
Assassinados no chão de capim
À noite na televisão
O irmão mais velho lá no campo ouviu
No rádio e no telejornal
O irmão mais velho lá de longe ouviu
No seu corcel ele pegou a estrada
Bradando aos céus dizendo assim
Da lua da sela do seu cavalo
Bradou aos céus dizendo assim
Ô injustiça ô injustiça
Por que mataram meus irmãos
Ô injustiça ô injustiça
Por que mataram meus três irmãos
Juiz malvado ô mal juiz
Fizeste um falso julgamento
Juiz malvado ô mal juiz
Por que fizeste falso julgamento
Eu vou fazer um monumento
E dentro dele o céu azul
Eu vou fazer um grande mausoléu
E dentro dele todo o céu azul
Vou acender uma fogueira
Onde os malvados queimarão
Vou acender grande fogueira
Pra iluminar meus três irmãos
Só três meninos três irmãos
Indo pra escola na periferia
O tempo já levou a estrada
A madrugada e a casa vazia"
(Três Irmãos - Canção Tradicional
Francesa do Séc. XVI - Adapt. Fausto Nilo)
-- Dia 24 de agosto (sexta) é comemorado o dia da Infância.
-- Vem a tona a reflexão: que infância estamos garantindo à nossas crianças?
Temos o que se comemorar?
Que infância nós temos, que infância queremos?
-- Em meio a tantas injustiças sociais, só vejo a infância silenciada, invisível aos olhos. Ela não se mostra como queriamos, se revela sofrida por negligência do Estado, do poder público, da sociedade que não garante dignidade a todos(as).
-- É mais uma reflexão! Uma vontade de pensar sobre esses "pequenos" tão esquecidos!
-- Essa música me inspira, me faz perceber que nem tudo é tão natural assim ... ver um "pequeno" no sinal, com fome, abandonado me faz querer uma outra infância!
-- Abraços

Nenhum comentário: