segunda-feira, 20 de agosto de 2007

83 vezes Ouro

Caro Clientes,


Peço as devidas desculpas, mas venho aqui pedir a vossa atenção para uma indignação própria desse cheff: Por que o PARAPAN RIO 2007 passou desapercebido pela mídia brasileira?


Só para nos localizar, tal evento ocorrido no Rio de Janeiro teve seu encerramento nesse domingo (20/08), e o Brasil, dignamente, faturou 228 medalhas, dentre essas 83 ouros.


Como todos sabem, ou pelos menos deveriam saber, os “deficientes” que carregaram nossa bandeira surpreenderam a todos mostrando um show de EFICIÊNCIA e profissionalismo esportivo nas competições do PARAPAN RIO 2007.


E daí vem a minha dúvida, se o Brasil teve mais sucesso, por que a TV aberta, ou à cabo, jornais, rádios não deram mais espaços a essas notícias? A lógica não seria essa: mais medalhas igual a mais audiência...?


Infelizmente não vimos isso?


Isso se chama descriminação? Bem...tire as suas conclusões estimado cliente!


É imprescindível colocarmos que enquanto o PAN RIO 2007 (dos supostos atletas eficientes) contava com mais de meia dúzia de fortes patrocinadores, o PARAPAN RIO 2007 contava apenas com um patrocinador, que apesar de ser exclusivo, não tinha a capacidade de responder pelos milhões distribuídos mídia afora por essa “mais de meia dúzia” de empresas, em especial para a TV da tia Xuxa que era a proprietária das marcas referentes ao PAN Rio 2007, veicular as competições Ao Vivo, e reduzir as participações daqueles com necessidades especiais à meras matérias de dois minutos ou algumas notas cobertas no final de telejornais.


Aqui no nosso estado, no suposto jornal de “maior circulação”, não se sabe sequer o que é o PARAPAN. Nenhuma notícia foi ofertada aos leitores em seu caderno Jogada sobre esse assunto.


Isso sem fazer referência a omissão do Estado e de outros órgãos públicos que deveriam estar pensando em formas de promover políticas públicas voltadas para os portadores de necessidades especiais (desculpe-me, caso isso parece um jargão).


Retorno a minha indignação: Por que o PARAPAN RIO 2007 passou desapercebido pela mídia brasileira?


Sugestão do dia: deixe também a sua indignação no espaço para comentários!

3 comentários:

Monique L. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Monique L. disse...

É, penso que para aqueles que têm bom senso, é indignante a falta de compromisso da mídia em mostrar o que vale a pena para o Brasil.
Um acontecimento como a vitória geral no ParaPAN seria digno de comemoração nacional, de festas nas casas de torcedores brasileiros e cobertura mesmo que maçante da mídia, como se fez no PAN. Além de ser um farol nos olhos das autoridades de Estado, para nortear políticas públicas concretas e patrocínio para portadores de doenças físicas mais que eficientes, verdadeiros heróis.

Camila Garcia disse...

Como disse em matéria no dia 18 de julho, aqui neste mesmo restaurante, o PAN foi realizado com própositos que vão mais além ao de consagrar os talentos brasileiros. O dinheiro investido na estrutura beneficiou amigos empreiteiros e muitos mais.

Infelizmente o ParaPan parece ser realizado somente para o país, o RJ e o comitê olimpico pousarem de bons moços...

A pouca repercusão na mídia tbm é um reflexo de sua sociedade... Será que teriam muitos telespectadores, ou pelo menos os memos do Pan, prara nós Para-atletas?

Como tratamos nossos deficientes físicos tão eficientes em lições de vida?