sábado, 18 de agosto de 2007

Leite com Nescau - fortalezanalata

Fotografia artesanal ou pinhole, na lata ou na caixa de fósforo. Dessa forma ou de outra Fortaleza está observada por muitos novos olhares. Sendo experimentada e devorada em várias imagens. As mais belas, as mais simples.


Foto Wilton Matos


O bar do Seu Assis, que é de bem, e fica no Benfica na cidade de Fortaleza, teve sua função reformulada e adaptada para receber a exposição de fotografia "fortalezanalata com a lata cheia... no bemfica". As fotos atravessam a barreira do tempo passando pelo dia internacional da fotografia, 19 de agosto, com imagens que nos remetem ao anteontem mesmo sendo feitas no amanhã.


Foto Wilton Matos

fortalezanalata é um grupo que usa a lata como mecanismo fotográfico. Através de um pequeno orifício a luz invade a lata e registra uma fatia do tempo que pode durar até 60 segundos. E esse tempo fica representado em um papel fotográfico que será revelado através de químicos.


Estácio Jr., um dos organizadores, explica que a exposição se mesclou ao bar de forma a se adaptar ao movimentos dos garços e clientes. Interagindo com o meio até caixas de cerveja foram usadas para a montagem que durou um dia e meio. Um dos divertimento do grupo é passear para fotografar na rua e perceber a reação das pessoas ao ver as latas, lembrou Ângela.


A exposição que começou no dia 15 e vai até o dia 30 de agosto. Confiram!

2 comentários:

Camila Garcia disse...

Eu conferi!
O Fortalezana traz em preto e branco novos olhares pra capital cearense. São fotos de hoje, mas que remetem a uma bucólica cidade. Dificil não? Mesmo assim é possível... Eu vi lá nas fotos do Bar do Assis!!!

Gina Emanuela disse...

Eu vi as fotos do futuro, olhando pra trás que já é hoje, pelo buraco de uma latinha. Viva inversão do tempo feita pela fotografia artesanal! :)