terça-feira, 28 de agosto de 2007

Cansados?

Vídeo em protesto ao "Cansei"
*vale a pena ver o comentário do Jô Soares na galeria de vídeos!

CANSEI
. Grito de "guerra" e nome do movimento que levou uma parte da elite paulistana e agregados à zona sul de São Paulo num ato de protesto contra o Governo, no último dia 17. Motivo: cansaço! É, o núcleo industrial, econômico, aristocrático e célebre do Brasil está abalado pela situação em que o país se encontra: caos aéreo, crise política, ex-proletário na presidência, programas sociais assistencialistas, e todo blá-blá-blá grande-midiático. Será que é [só] por isso mesmo?! Em parte sim!
Membros da OAB, incluindo seu presidente Luís Flávio d'Urso; organizador de festas da elite paulista, João Dória Jr.; o governador mineiro Aécio Neves, pessedebista; presidente da Philips do Brasil, Paulo Zottolo; Abert; Fiesp; ... estrelato da mídia em geral (o Xuxa, Hebe Camargo, Zezé di Camargo, Ivete Sangalo); e claro, moradores dos Jardins e afins. Todos unidos por uma causa, e nenhuma. Há uma lista discriminada de todos os apoiadores e digamos, patrocinadores, no blog do movimento. Nesse seleto grupo, uma agência publicitária participa, voluntariamente, da campanha veiculada gratuitamente nos meios de comunicação.
De declarado cunho apartidário, ouvia-se no ato, um coro forte clamando "Fora Lula" e um tímido cantarolar de "Pra não dizer que não falei de flores" a belíssima canção de um país perdido de Geraldo Vandré. Junto com ONGs e OGs (organizações governamentais), os ricos cidadãos cobravam res-pei-to e manifestavam contra a desordem da gestão aérea, no que diz respeito ao desconforto de vôos atrasados, à indignação de um governo popular que ainda tenta romper as barreiras políticas e econômicas que essa elite mantém firme a favor da desigualdade social e a vontade de aparecer na mídia como cidadãos comuns, que suam para lutar por justiça social e para pagar seus impostos. Além de protestarem contra a sempre presente corrupção de governo, nunca antes tão aprovadas e transmitidas as mais variadas CPIs, que fazem de políticos figurinhas-chave de noticiários, revistas e até revista Caras. Ai de quem fosse investigar e publicar as caixas-pretas de governos anteriores...
O que cansa é ver a hipocrisia de falsos políticos, da elite segregadora apolítica, a ignorância que fortalece a desigualdade socio-econômica, os movimentos de interesse partidário e tudo o que tem surgido para piorar a situação lamentável do país, que mal incentiva uma efetiva mudança social.

***
vide trecho de texto de Cristovam Buarque publicado no jornal O Globo de 18/8/07, transcrito no Observatório da Imprensa:

(...) Cansei, acima de tudo, da aparente impossibilidade de colocarmos juntos os cansados, que têm medo de perder seus privilégios, e os pobres, acomodados na sua falta de direitos.

Cansei, mais ainda tenho esperança de que um dia os cansados tenham patriotismo e os acomodados tenham consciência. E que juntos lutem por um país com uma escola boa para cada criança, independentemente da cidade ou da família em que tenha nascido.

Cansei também de tanta gente achar que isso é um sonho impossível.

Um comentário:

Marcelo Andrade disse...

Como diria o Macaco Simão na sua coluna, o tal movimento CAN$EI já está sendo conhecido como REVOLTA DA ILHA DE CARAS