quinta-feira, 19 de julho de 2007

Prato conflituoso, indeciso e dirigido

"Vida fiada, só amanhã"



Está difícil fugir do assunto da tragédia acontecida em São Paulo, na última terça-feira, 17.
Então, meu primeiro prato aqui está em conflito, quase dirigido a esta pauta quente pela internet.

Mas, nós tivemos nesta mesma semana, em Alcântara (MA), o lançamento do foguete VSB-30 - pela Associação Espacial Brasileira. Foi uma operação muito bem sucedida. E coloca-se aqui, no mesmo texto, as duas situações porque é possível dizer que elas tratam de uma característica bem maior que o simples ocaso de estarem tratando de meios de tecnologia aeroespacial.

Tragédia com o Vôo JJ-3054 da TAM, em Congonhas-SP:

- Há especulações sobre a orientação que o Cmte. Kleyber Lima (nascido em Roraima, criado no Ceará) teria recebido sobre a situação da pista de pouso daquele aeroporto. Dizem por aí que, mesmo em condições difíceis, o piloto teria o compromisso de pousar a aeronave o quanto breve, por haver outro vôo programado para realizar com o mesmo ônibus aéreo, em alguns minutos.

Tomado este ponto, e considerando também a velocidade com que a aeronave tocou a pista de Congonhas, justifica-se em parte a tragédia. Chovia bastante na capital paulista.

Lançamento do Foguete VSB-30 em Alcântara-MA:


- A contagem regressiva para o lançamento foi interrompida por alguns instantes. Porquê?
Os técnicos precisaram averiguar as condições do vento para aquela operação, cruciais para dar garantia de que a trajetória do foguete condissesse com o que foi calculado pela equipe.

TAM-TAM-TAM-TAM!!!

Chegou-se à questão: No caso do Lançamento do foguete, todos trabalharam com a responsabilidade e a precisão que eram necessárias para realizar uma boa tarefa.
Já no caso do vôo TAM - JJ-3054, como terá sido o comportamento ds profissionais da torre de controle, da tripulação na aeronave, dos diretores da empresa e, até mesmo, dos técnicos responsáveis pela manutenção da pista de pouso?

Postar aqui qualquer coisa, nestes dias, está difícil de ser feito sem tocar neste assunto. Muitas histórias foram desligadas do mundo, desafiando o poder de alcance dos olhos de muita gente grande no Brasil. Uma afirmação triste que vou fazer, mas que é necessária, é que este "acidente" é açúcar no sangue de um problema administrativo já desinibido de acontecer no país. Neste instante, todos os indicadores estão apontando para lados muito diversos. Mas, agora é preciso REFORMAR [nãos as pistas] as prioridades federais, rever decisões primárias e, acima de tudo, AGIR com precisão, respeito e... autonomia.

Lançamos o foguete no espaço, com os cálculos e as ciências de dentro do território brasileiro. Mas, também, lançamos 200 vidas para outra dimensão, com as pressas, os consumos e a apatia próprias de uma inteligência [prontamente] nacional.

Peço desculpas aos nossos visitantes, pelo prato repetido e pelo sabor amargo da bebida. Mas, nosso restaurante é essencialmente brasileiro.

Nenhum comentário: