quinta-feira, 26 de março de 2009

25/03 - 19h - Lançamento do livro “Contistas do Ceará – D’A Quinzena ao CAOS Portátil”

Programação Cultural da

Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel

Edição ESPECIAL de ANIVERSÁRIO – 142 ANOS

LANÇAMENTO


“Contistas do Ceará – D’A Quinzena ao CAOS Portátil”

de Nilto Maciel

Ganhador do IV Edital de Incentivo às Artes da

Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/SECULT

Data: 25 de março de 2009 (quarta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Salão de Eventos da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel (ao lado do Dragão do Mar)

Apresentação do livro: Prof. Batista de Lima (membro da Academia Cearense de Letras e Professor da Universidade Estadual do Ceará)

Preço promocional de lançamento: R$ 20,00 (vinte reais)

Contato com autor: niltomaciel@uol.com.br

Durante o lançamento haverá sorteio de CINCO exemplares do livro

“Nilto Maciel, ficcionista conhecido nacionalmente, autor de vasta bibliografia e com várias obras premiadas nos gêneros conto, romance e novela, depois de publicar o citado panorama (Panorama do conto cearense, publicado em 2005) da nossa história curta, qualificou-se como estudioso e crítico desse gênero em nosso Estado.

Não é preciso dizer que atualmente ele tem a dupla autoridade de contista e de analista do conto, razão da importância deste seu mais recente trabalho.”

Sânzio de Azevedo

“(...) Por envergar o hábito dessas considerações, vede, pois o leitor mais um trabalho de excelente qualidade do escritor coestaduano Nilto Maciel, ficcionista da melhor felpa, com visão nacional e, por isso, laureado nos gêneros novela, conto e romance, dos quais é cultor e analista reconhecido. Sobre também ser contista de demarcada essência, agora principalmente, após a edição de Contistas do Ceará, se apresenta definitivamente como um dos nossos melhores historiógrafos literários.

Como o fazem Sânzio de Azevedo, Linhares Filho, Batista de Lima, Francisco Carvalho e outros mentores das letras locais, na apreciação de vários gêneros, Nilto Maciel, pelo auspicioso fato de dominar tão difícil casta de Literatura, serve-se também, com muito agrado e a propriedade peculiar às pessoas cultas, de registar em livro, para estudos dos atuais e pósteros consulentes, os destacados contistas cearenses, imprimindo mais nobreza às nossas estantes e concedendo mais saliência axiológica às produções aqui edificadas. E, ainda mais, consoante anota o prof. dr. Sânzio de Azevedo, à crítica trazida, ajunta antologia, propiciando ao público ledor compadecer seus comentários analíticos aos conteúdos expressos pelos compositores retratados.”

Vianney Mesquita

Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel

Av. Presidente Castelo Branco, 255, Centro

INFORMAÇÕES -Fone: (85) 3101.2548 (Raquel Lima)

Informações e sugestões: bibliotecacultural@secult.ce.gov.br


Nenhum comentário: