quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

11/02 – 19h – Sustentabilidade Jornalística e Cultural - Mídia Música Independentes


Sustentabilidade Jornalística e Cultural - Mídia Música Independentes


::: Local
SESC/SENAC Iracema
11/02/09 as 19h


Tiago Jucá – editor da revista O Dilúvio (RS)
Paulo Amoreira – designer, fotógrafo e pesquisador de arte tecnológica
Fernanda Meireles – educadora e fanzineira
Amaudson Ximenes – sociólogo e presidente da Associação Cearense de Rock
Fabinho Monteiro – jornalista
Don L – rapper do grupo Costa a Costa

::: Tópicos

quais as alternativas pra se sustentar financeiramente por vias não convencionais;
como essas ferramentas podem ser fortes aliadas: SMD, leis de incentivo, mp3, My Space, blogs, Orkut, produção de eventos, distribuição direta, festivais independentes, rádios comunitárias, jornais, revistas e fanzines;
que possíveis trocas de ajudas ou formações de redes e contatos devemos estabelecer pra um crescimento conjunto.
como atrair a atenção do público, como os artistas podem atrair a atenção da mídia, como a mídia alternativa pode ser um importante canal de divulgação para os artistas.
como superar alguns obstáculos: burocracia de editais, jabá, pirataria, ECAD, OMB, direitos autorais, custo de papel e impressão, credibilidade e tradição das grandes mídias;
quais os critérios que classificam uma mídia ou artista de “independente” ;
profissionalização dos produtores culturais.

::: Estrutura do Debate

19h00 – Introdução musical (Breculê)
19h15 – Rápida apresentação dos convidados pelo mediador (Tiago Jucá) e da estrutura do debate
19h20 – Fala dos convidados sobre suas atividades (10 min. cada um)
19h20 – Amaudson Ximenes
19h30 – Don L
19h40 – Fabinho Monteiro
19h50 – Fernanda Meireles
20h00 – Paulo Amoreira
20h10 – Tiago Jucá
20h20 – Perguntas entre os convidados e entre público-convidados.
21h20 – Agradecimentos e Encerramento
21h30 – Show - Breculê

::: Revista “O Dilúvio”

Durante este mês de fevereiro, a sede d’O DILÚVIO muda para Fortaleza, a linda capital do Ceará. Esta mudança provisória tem como objetivo interagir com este importante polo cultural, do qual observamos a distância há um bom tempo, e que notamos que também somos observados. Nossa comunidade no Orkut é freqüentada por 11% de cearenses (atrás somente de PE e MG, e empatado com RJ e SP, até o momento desta postagem). Já o nosso blog, que em 2007 teve 1,34% de acessos oriundos de Fortaleza, em 2008 pulou pra 2,17%, atrás somente de 8 cidades no mundo inteiro. Além disso, é a cidade onde mais temos assinantes da revista impressa, depois de Porto Alegre.

O namoro já havia começado na programação d’O DILÚVIO Space Radio, com um bloco destinado a ecoar a música independente de Fortaleza. O casamento acontecerá em dois importantes eventos que estamos produzindo em verdes mares: festa de lançamento da edição #14 e um seminário sobre sustentabilidade de mídias e cultura independentes.

O DILÚVIO, além de revista e de canais na internet, é também produtora de eventos que visam qualificar o debate sobre importantes assuntos. Em Porto Alegre, tivemos oportunidades de discutir música, cinema, mercado cultural e assuntos relacionados a esses temas. Como estamos aqui em Fortaleza, procuramos estabelecer esse contato pra por na mesa a produção cultural e midiática da capital cearense. E contamos com vocês, convidados, a debater justamente sobre isso, porém, agora, com o enfoque local de um importante pólo cultural e de boa interação com nossa revista e nossos canais web.

Nenhum comentário: