quarta-feira, 13 de agosto de 2008

19/08 - 18h - 1ª Mostra de Fotografia da Boa Vista



[FOTOGRAFIA] Crianças e adolescentes da periferia de Fortaleza comemoram o Dia Internacional da Fotografia com uma exposição em homenagem ao bairro Boa Vista.

O Grupo de fotografia participativa Vista Boa em Boa Vista promove entre os dias 19, 20 e 21 de agosto a I MOSTRA de FOTOGRAFIA da BOA VISTA. A exposição acontece a partir das 17h no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, na avenida Alberto Craveiro, próximo ao estádio Castelão. A programação conta com fotografias, vídeos e oficinas que narram as atividades do grupo e seu trabalho de pesquisa sobre a memória da comunidade.


Há quase um ano, crianças e adolescentes se reúnem todos os sábados para conhecer técnicas de fotografia artesanal e discutir as referências que as imagens podem trazer para suas vidas. O projeto começou a partir da reunião de três estudantes de jornalismo com um músico-fotográfo que juntos decidiram mexer com essa comunidade próxima do rio Cocó. A idéia era realizar algumas oficinas, mas o trabalho cresceu e com ele os horizontes da garotada. Aos poucos, as fotografias da Boa Vista foram revelando a poesia do bairro mesmo diante de problemas como violência, falta de moradia e saneamento básico entre outras.

A Boa Vista faz, oficialmente, faz parte de uma região chamada, institucionalmente, de Mata Galinha, mas seus moradores não reconhecem essa denominação. A comunidade existe desde aos anos 1950 e está localizada numa das margens do rio Cocó. Por entender que a identidade e auto-estima são características culturais fundamentais na construção dos sujeitos, o grupo de fotografia decidiu organizar uma exposição que contasse a história do bairro. Daí, nos meses de junho e julho os jovens saíram pela comunidade pesquisando fotografias antigas e entrevistando os primeiros moradores na intenção de descobrir quias as principais lutas comunitárias, como quando chegou à energia elétrica, o transporte e como era o rio Cocó há 20 anos.

O resultado desse trabalho pode ser visto na I Mostra de Fotografia da Boa Vista em três espaços: Um com releituras de fotos antigas do bairro que retratam as novas construções, conquistas e demais mudanças nas ruas da Boa Vista; outro em um espaço que apresenta fotografias artesanais feitas com uma caixa de fósforos, a pilux;, a partir da técnica pinhole; e ainda um vídeo-documentário chamado “À margem do rio” realizado de forma participativa pelos adolescentes do projeto.

A abertura da Mostra está marcada para o dia 19 de agosto, dia em que é comemorado o Dia internacional da Fotografia. No Brasil e no Mundo diferentes exposições estão programadas para comemorar esta data e a boa Vista não poderia ficar de fora. A noite começa às 18h e na ocasião estarão presentes as pessoas entrevistadas no vídeo “À margem do Rio”. Será a primeira vez que estes personagens da Boa Vista, idosos, lideranças e jovens, assistirão o resultado final de suas entrevistas. A noite também contará com a apresentação do músico Wilton Matos, um dos facilitadores no projeto, que prestigiará o evento cantando algumas canções.

VISTA BOA EM BOA VISTA

Grupo que entre outras utiliza a técnica artesanal de produção de imagem, conhecida como pinhole (do inglês, buraco de agulha), na construção da maquina fotográfica pinlux. Os baixos custos da foto artesanal e a idéia de reciclagem das caixas de fósforos são atrativos para crianças e adolescentes que, a principio, duvidam que com uma caixa de fósforos seja possível obter uma fotografia.

Além de técnicas fotográficas o grupo atua na produção de imagens que mostrem outra perspectiva da periferia diferente da vista, geralmente, nas mídias de massa. O trabalho é intitulado participativo por construir de forma coletiva seus objetivos e metodologias. Em setembro de 2008 o Vista Boa em Boa Vista fará um ano, nesse período, mais de sessenta crianças e adolescentes participaram das atividades realizadas pelo grupo.DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

O dia 19 de agosto é o dia reservado para celebrar a Fotografia. Como tantasmanifestações artísticas, a fotografia revelou à humanidade uma maneira bempeculiar para retratar o próprio homem e o seu ambiente através da arte. Atéentão, apenas a pintura se encarregava para registrar fielmente o homem e oambiente à sua volta por meio dos pincéis e das tintas. A descoberta dafotografia não só permitiu a abertura para novas manifestações artísticas, como ocinema, mas livrou a pintura da obrigação de retratar a realidade fielmente. Atualmente, a primeira forma de arte industrial assume papeis tão experimentais que a própria noção de realidade pode ser questionada a partir da imagem. A descoberta da fotografia foi anunciada ao mundo, oficialmente, em 19 de agosto de 1839, em Paris, na Academia de Ciências da França.

SERVIÇO


I MOSTRA DE FOTOGRAFIA DA BOA VISTA
Fotos, vídeos, oficinas e fotografia artesanal
Local: Salão do Idoso do CRAS, Avenida Alberto Craveiro, 1480,
Próximo a Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU).
Data: 19 a 21 de agosto
Abertura: 19/08 às 18hs

CONTATO


Camila Garcia 8818.8267
Marcelo Andrade 8888.1016
Monique Linhares 8846.4762





Clique para ver o cartaz

Nenhum comentário: