segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Fotos de pinhole - Brasil pelo buraco da agulha!

-- Desvendar o Brasil em fotos pelo buraco da agulha, essa é a façanha do fotografo português Mica Costa-Grande que está no país para iniciar mais um Rito de Passagem, viagem a bordo de um caminhão que abriga uma câmera capaz de tirar fotos de 4,5 metros.
--O fotógrafo vai fazer, ao longo de seis meses, 25 fotos que podem entrar para a história. Cada uma delas terá 4,5 metros de largura por 1,2 metro de altura e será feita por uma câmera fotográfica gigante construída no baú de um caminhão. Costa-Grande vai sair de Roraima e percorrer 25 mil quilômetros até chegar a Foz do Iguaçu, no Paraná.
--Durante o percurso vai tirar 25 fotos e tentar entrar para o Guiness Book, o livro dos recordes, como a maior câmera fotográfica móvel do mundo. A câmara escura terá uma abertura para o exterior de 2 milímetros, por onde vai entrar a luz que vai impressionar o papel fotográfico, formando a imagem.“Cada foto, para ficar pronta, vai precisar de uma exposição de oito horas”, afirmou Costa-Grande. De acordo com ele, neste espaço de tempo (à velocidade de 1/125 de segundo), poderiam ser feitas três milhões e meio de fotografias. O caminhão também terá um sistema de nivelamento eletrônico, para evitar movimentos e garantir uma boa foto.
--Com o projeto “Brasil, na boca da agulha”, vai fotografar o País com a maior máquina fotográfica do mundo. Montada na carroceria baú com 7,5 m de comprimento de um caminhão Volkswagen, concebido especialmente para a expedição brasileira, a exposição à luz de cada foto levará oito horas, que significaria, à velocidade de 1/125 de segundo, o registro de 3,5 milhões de fotografias nesse espaço de tempo. Os negativos serão cerca de 5 mil vezes maiores que o formato normal de 35mm, com 5 m2.
--O trajeto pelo Brasil resultará num livro, em forma de lata, com as fotos panorâmicas enroladas no seu interior. O fotógrafo percorrerá 25 mil quilômetros pelo Brasil, de Roraima a Foz de Iguaçu, na fronteira com o Paraguay, devendo iniciar a façanha em Outubro deste ano, até Fevereiro de 2007. Em companhia da sua esposa Sofia e dos filhos Elói e Sáskia nascidos em Macau, Mica já passou por 70 países e fez cerca de 100 mil fotos.
--A maior câmera fotográfica do mundo, que deve entrar para o Guiness Book, fará fotografias especiais durante o trajeto no Brasil. A exposição à luz de cada foto feita pelo caminhão/câmera levará oito horas. Neste espaço de tempo (à velocidade de 1/125 de segundo), poderiam ser feitas 3,5 milhões de fotografias. Os negativos serão de cinco m2, cerca de 5.000 vezes maiores que o formato 35 mm. Na lateral do caminhão, serão instaladas duas telas de plasma de 50 polegadas, para entretenimento público durante as tomadas de vista. Depois do Brasil, a viagem ao redor do mundo de Mica Costa-Grande, continuará pelo Alaska, passando pela Sibéria e terminará na China.
--Confira as fotos de pinhole no site: www.ritospassagem.com.
-- As fotos são belissimas!

Nenhum comentário: