sábado, 15 de setembro de 2007

Fome de Vida - Mateus Aquino

Fome de Vida – Mateus Aquino

Mateus Araripe de Aquino virou um super-herói cearense antes de partir. Seu nome merece placa, busto, estátua, nome de praça, nome de rua, ou melhor e maior, de avenida. Muito mais que tantos politiqueiros. O seu último dia de herói, dia 09 de setembro, deve ser decretado pela sociedade dia nacional de cadastro de doadores de medula óssea.

Talvez ele tenha partido sem entender a importância para tantos outros. Por sua vida ele já salvou 5 pessoas com a campanha de doação de medula e irá salvar muito mais. Cerca de 10 mil pessoas, desde o mês passado, já se cadastraram no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redoma). E a campanha não deve parar. Só no Ceará há mais 44 vidas na fila do transplante de medula a serem salvas com um gesto de solidariedade.

Linfoma linfoblástico é um tipo de câncer raro que necessita de transplante de medula e a chance de compatibilidade é de 1 em 100.000. Por isso é tão importe manter a campanha e o cadastro de doadores.

Para ser doador de medula óssea você deve ir ao Hemoce portando identidade com foto e CPF, ter de 18 a 55 anos e estar bem de saúde. Após o cadastro quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada. Se houver compatibilidade, outros testes sangüíneos serão necessários. Se a compatibilidade for confirmada, você será convocado para decidir a doação. Você será avaliado por um clínico e receberá informações.
Segundo Ozéias Firmeza, funcionário da Chesf e doador, falta um incetivo mais concreto do poder público para incentivar a doação. Ele sugere distribuição de brindes. Uma blusa, uma caneca com a marca "eu sou doador" já atrairia mais alguns doadores. O ideal era que esse gesto fosse espontâneo. Mas para aumentar as doações e cadastros não custa nada ou quase nada esse brinde se compararmos com uma vida.

:::Local
HEMOCE - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará
Av. José Bastos, 3.390, bairro Rodolfo Teófilo
(85) 3101.2296

:::Horário de funcionamento
De segunda a sexta de 7h30 às 17h
e no sábado, de 8h às 15h


Medula Óssea - É a matriz do sangue, localizada na parte interna dos ossos, semelhante ao tutano dos ossos do boi. Na medula óssea, estão as células-mãe que dão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Nenhum comentário: