quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Torre de Descontrole

A verdade é que o prato morno da Segurança em Aeroportos Brasileiros está ocupando muito espaço na Mesa Nacional.

Depuseram hoje [Na CPI que investiga a tragédia com vôo da TAM] os controladores de vôo que estavam na torre de Congonhas-SP, no instante do acidente. Um deles disse que estava à espera de uma manobra do piloto, uma atitude tomada para destinar a aeronave. A outra caracterizou seu trabalho com "estressante"... De toda maneira, a conclusão mais óbvia é que não se chegou a conclusão nenhuma.

Estão fazendo com o caso o descaso que se faz como restante das tragédias do País. Dúvidas de todos os lados, na Iminência de uma rasteira completa do sistema administrativo, vêm abalar as estruturas do poderio brasileiro. Assim comportam-se diante da questão corroída e latente da Educação, numa nação de Terceiro Mundo.

Um amigo, hoje, me deu uma chave de indignação social de matar! Seu descontentamento se dava pela falta de assistência às crianças pobres do Brasil. Vejam só como ele se manifestou bem: Insistiu, forte e claramente, que as crianças mais pobres não são inseridas na "sociedade", por conta da pobreza, do preconceito, da falta de estrutura governamental. Daí, a criatura se torna um adolescente ocioso, que passa seu tempo nas ruas, sem motivo de criatividade. Então, vem um terceiro e oferece-lhe uma grana para entregar "x" quantidade de maconha a um usuário. Depois, o dinheiro vai se tornando mais fácil; a idéia do crime se desenvolve... Quando o sujeito já está PhD no Crime, o Governo o coloca num calabouço desumano e, até certo ponto, afirma que irá reintroduzi-lo na "Sociedade". Mas que introdução é essa que nunca houve?

Sem demora, reflito a palavra a esta briga diária pela investigação do acidente. Mas, que culpa superficial é esta que apaga do foco a problemática inicial, que é a falta de comprometimento da minoria em relação à segurança da maioria?

Muitas vezes parece ser assim que trabalham os controladores de vôo...


Nota: Faz-se aqui crítica às condições de trabalho impostas aos C.de Vôo, não aos profissionais em si.

2 comentários:

Héryco e Arte disse...

Richell meu primo gostei muito do que foi dito hoje por você.
É muito lamentável a forma que estão hoje a crise áeria do Brasil.

Ainda falta muita coisa a ser feita, para uma melhora significante.
Abraços!

Wilton Matos disse...

Praticamento todo mês vou a Recife de avião. Só tenho medo quando o avião sobe, quando ele desce e quando ele tá voando. Só fico calmo quando recebo a minha goiabinha e bolacha creme-craque com suco de pêssego. rs...