sábado, 4 de agosto de 2007

Cachaça do Vigário

O Ceará tem uma infeliz característica no seu povo: Ele não conhece a cultura que tem. As pessoas deveriam sentir vergonha em não conhecer maracatu, reisado, boi-do-ceará, cordel, cantoria, repente e embolada. E isso é só o começo porque rasgando esse sertão tem muito mais.

Em maio deste ano, diminui a minha vergonha, conheci a Festa do Pau-da-bandeira em Barbalha na região do Cariri. Em homenagem a Santo Antonio, o santo casamenteiro, a cidade se enfeita e se enche de reza e cultura. Nas ruas cortejo de Mateus, Caretas, Pau-de-fitas e Reisados. Na igreja, orações para o santo, ladainhas e benditos.

O colorido enche os olhos e todos parecem crianças brincantes no meio da rua. A população da cidade se multiplica com a chegada dos filhos distantes e das pessoas de cidades vizinhas.

O ponto alto da festa é quando dezenas de homens, movidos pela cachaça do vigário, carregam um tronco com cerca de duas toneladas. Um tronco encantando cercado de crenças e promessas casamenteiras. As mulheres acreditam e atestam: quem pega no pau se casa.


Mateus

A cachaça do vigário

A força e a fé movem o tronco.

Homens soltando o tronco para descansar


Igreja do Rosário

Um comentário:

Marcinha disse...

Linda foto! Eu vi ao vivo e com essas lindas cores...Barbalha, não é? Parabéns!