terça-feira, 17 de julho de 2007

Uma Gororoba


Hoje, terça-feira, é meu dia de Yoga. Prática e teoria se conjugam para uma performance ideal dos exercícios, auxiliando no nosso tão-quase inalcansável equilíbrio interior. E o exterior, como fica?!
Bom, esse aí que é a mais utópica das metas humanas, se é que todo ser humano busca hamornizar seu ser com o ambiente que nos cerca.
Deixando um pouco o misticismo de lado, voltemos à realidade! Enquanto mentalizava minha respiração no final da aula - espera, continuo na realidade(!) - tentava abstrair tudo ao meu redor, até mesmo as contrações da fome que sentia, mas, como iniciante, uma coisa abstrata insistia em entrar na minha cabeça, a conversa da aula teórica. Toda terça lemos um texto e batemos um papo, mas hoje rolou polêmica. Durante a leitura sobre um exercício de respiração que auxilia em diversos sistemas do corpo, nossa professora indiana, fez uma oservação que até ela mesma se surpreende, que boa parcela de indianos estão com diabetes e problemas de pressão alta. O próprio berço de uma das mais belas e sábias artes físicas do ser humano ganhou o mundo e se perdeu na Índia, e o mundo, ganhou a Índia e esta se perdeu.
Um dos colegas da Yoga ressaltou que não viu nenhum indiano fazendo algum tipo de movimento firme e equilibrado em sua viagem ao país, mas sim um amontoado de estressados na louca aglomeração de pessoas nas ruas. A própria Ved - a professora iogue - disse que duns tempos para cá, a nova geração de lá, bruscamente fragmentada pelo capitalismo, ignora e descarta as tradições para viver ao modo ocidental - the american way of life & cia! Globalização ! ?
Transpondo essa interrogação para qualquer canto do mundo, constatamos que não é só na Índia que há contradições e brigas entre a cultura raiz e a cultura industrial(izada). Naquele país não se pratica mais Yoga, mas atualmente ela está em qualquer academia dos buracos do mundo. Ao menos é algo bom aos beneficiados da prática, mas e os fast-foods, a cultura pop(bre) e a apologia ao consumo exportada do mundo globalizado à tecnologia de ponta adaptada de lá?! É o estrago total, até doenças são clandestinamente comercializadas!
Bom, daqui eu nem falo porque estamos cansados e revoltados de vivenciar os efeitos dos enlatados globais. Mas ainda bem que no desequilíbrio do corpo terrestre, alguns de nós pencamos para o lado de nossas raízes.

Um comentário:

Marcelo Andrade disse...

Nossos cheffs não apenas se alimentam, mas também praticam exercícios!