sábado, 28 de julho de 2007

Licor Azul - Fotografia Experimental

Foto: Wilton Matos
Mirar a câmera e apertar um botão. Será que fotografia é só isso? É nada! É tanta coisa. Luz, composição do assunto, máquina fotográfica, revelação, ampliação, tempo de exposição, abertura do obturador. Se não entendeu nada é porque precisa conhecer o mundo da fotografia. Pouco a pouco vai-se descobrindo as possibilidades de se fazer uma fotografia. Experimentar fotografia é desenhar com a mesma luz várias maneiras diferentes.


Você já foi a um fotopasseio? Não?! Pois devia. É um encontro de fotógrafos profissionais ou não onde se aprende e se apaixona pela arte da fotografia. Num desses passeios conheci e entrei no Gota de Luz, grupo de fotografia experimental. Acredita que dá pra fazer fotos numa caixa de fósforo? E numa lata de leite? Pra radicalizar. E num tijolo? Em qualquer objeto que se tenha uma câmara escura abre a possibilidade de se registrar uma imagem com ele.
Veja as fotos registradas com a fosfoto (máquina artesanal feita de caixa de fósforo)

Foto: Maíra Gutierres


Fotografia é escrever com luz. E pintar? Já imaginou pintar uma casa com uma lanterna? Dá até pra colorir. Essa pintura chama-se light painting. Num lugar escuro usa-se um grande tempo de exposição. Com uma lanterna pintamos o que irá ser registrado no filme. Pode-se usar alguns filtros para colorir.


Foto: Renan Cepeda
http://www.renancepeda.com/

Eu já estou experimentando.

Foto: Wilton Matos
http://www.flickr.com/photos/wiltonmatos/

Sugiro esse licor azul para o freguês atento a arte das imagens. Experimente fazer uma foto diferente. Descostrua e refaça a foto que você estava pensando em fazer.

2 comentários:

Gina Emanuela disse...

Eu já estava com fome de luz, e este aperitivo aumentou meu apetite, por isso estou indo nos fotologs indicados me servir de imagens, Chef!;)

Anônimo disse...

Bastante apetitoso.Tempero certo pra quem gosta de criar e/ou recriar, aprender e descobrir. A fotografia realmente está além de um click.