sábado, 21 de novembro de 2009

08/10 a 21/11 - Exposição "Eu, retalhos" de Maíra Ortins

Os poemas de Manuel Bandeira são o ponto de partida para a exposição "Eu, retalhos", de Maíra Ortins, que será aberta para visitação a partir de hoje (8), no Espaço Cultural Correios.

A mostra proporciona uma imersão nas emoções de Bandeira, simbolizando a relação dele com a doença que o acompanhou por toda a vida, a tuberculose. Trata-se de uma exposição de gravuras que apresenta um aspecto plástico diferente das técnicas tradicionais, uma vez que faz uso do desenho livre e da escultura.

Esse trabalho resulta da pesquisa de Maíra Ortins em Artes Poéticas, que busca apreender o universo lírico do poeta Manuel Bandeira, por meio de desenhos inseridos diretamente sobre parede, madeira e papel. A mostra é composta por quatro séries, totalizando 30 obras. As séries têm como título: Um eu todo encoberto; Sete caixas para Pandora chorar; Desencanto; e A vida inteira que podia ter sido e que não foi. A primeira série mereceu prêmio do Salão Unifor Plástica, no último mês de setembro.

A exposição prossegue até 21 de novembro. A curadoria é assinada pelo artista plástico e produtor cultural Roberto Galvão.

Maíra Ortins possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2006). Gravadora, escultora, desenhista, nascida em Recife (PE), participou de várias exposições no exterior.
::: Local
Espaço Cultural Correios
Rua Senador Alencar, 38
::: Ingresso
Entrada gratuita.
Segunda a sexta - 8h às 17h
Sábados - 8h às 12h

Nenhum comentário: