quinta-feira, 1 de outubro de 2009

22/09 a 11/10 - Festival do Teatro Brasileiro - FTB

O Sapato do Meu Tio (Foto: Wilton Matos)

Em sua nona edição, Festival do Teatro Brasileiro - FTB ocorre simultaneamente no Maranhão e no Ceará com apresentação de espetáculos da cena teatral baiana e realização de oficinas de qualificação profissional. De 22/09 a 11/10, em Fortaleza.

Criado em 1999, o FTB tem como um dos seus objetivos divulgar a produção teatral brasileira para os brasileiros. A cada etapa, um estado tem a chance de conhecer a produção cultural de outro estado.

Em 2009, depois de apresentar, em maio deste ano, espetáculos de grupos pernambucanos para mais de 15 mil pessoas nos teatros de Sergipe e Bahia, o FTB traz para o Ceará uma amostragem do teatro feito na Bahia. De 22 de setembro a 11 de outubro, será realizado o FTB – Cena Baiana, etapas Ceará e Maranhão.

Ao todo, serão dezessete espetáculos contemplando várias vertentes do teatro baiano, além de oficinas e debates, sempre a preços populares ou gratuitos.

A programação já está definida e disponível pra consulta e inscrição. Confira e participe !

::: Espetáculos
... Clown, drama, comédia, stand up comedy, teatro ritualístico e antropológico, teatro físico, teatro do absurdo... um rico mosaico diversificado das produções realizadas atualmente pelo teatro baiano.

::: Oficinas Profissionalizantes
Iluminação - Fernanda Paquelet
Direção Teatral - Fernando Guerreiro
Interpretação - Fábio Vidal
Dança: investigação de movimento e produção de sentido - Rita Aquino

As aulas começam um pouco antes da programação de espetáculos, no dia 15 de setembro. Antecipe-se para as inscrições: (85)3235-4063 (Quitanda das Artes).

Formação de Platéia
Cerca de 5.000 estudantes em mais de 50 escolas da rede pública de ensino (municipal, estadual e Projovem Urbano de Fortaleza) serão acompanhados por arte-educadores em sala de aula antes e depois de assistirem aos espetáculos. Um processo que aproxima da escola a produção artística e fruição cultural.

A etapa Ceará do FTB – Cena Baiana se inicia no dia 22 de setembro com a stan up comedy de Frank Menezes, “O Indignado”. Depois dele, passarão pelos palcos dos teatros José de Alencar, Dragão do Mar, Sesc Senac Iracema e Sesc Emiliano Queiroz, os espetáculos “Redimunho”, do grupo Estado Dramático; “Ó Paí, ó”, do Bando de Teatro Olodum; o cultuado espetáculo de clown “O Sapato do Meu Tio”; “Batata!”, da companhia Dimenti; a comédia “R$ 1,99”, de Ricardo Castro; a dramaturgia angolana de “Amêsa”; o teatro do absurdo de “Os Javalis”; e “Deus Danado”, peça rica em simbolismos e metáforas, ganhadora de 13 prêmios em festivais de várias regiões do País. Para a criançada foram selecionados “Chuá”, uma versão nada convencional da companhia Dimenti para o clássico “Lago dos Cisnes”; e “Da Ponta da Língua à Ponta do Pé”, primeira incursão da companhia Viladança na área infantil. Nos dois casos das peças infantis, haverá sessões exclusivas para crianças e adolescentes da rede pública de ensino.

::: Programação completa
tembiu.pro.br - clique aqui

::: Ingresso
Entrada Franca em todos os espetáculos

::: Informações
Quitanda das Artes - (85)3235-4063
Rodrigo de Oliveira- tembiu@gmail.com - (85)9621-9700

Nenhum comentário: