sexta-feira, 3 de outubro de 2008

03/10 - 21h - Vigna Vulgaris e Fulô da Aurora


Vigna vem do latim, é o nome cientifico do feijão de corda (Vigna unguiculata). Vulgaris é o nome específico do feijão mulatinho, (Phaseolus vulgaris). O feijão de corda é mais cultivado nas regiões Norte e Nordeste do país. O feijão mulatinho é consumido em todo o país. Vigna Vulgaris simboliza a fusão proposta pelo grupo, a junção cíclica do regional pelo universal e o universal pelo regional. O grupo mescla instrumentos de percussão com guitarra, baixo e bateria fazendo uma junção dos ritmos regionais com o rock, blues, jazz, MPB, poesia, danças, artes plásticas e a arte de representar, enfocando as entidades afro descendentes e indígenas.

A Fulô da Aurora faz parte de uma nova fase da música feita no Ceará, aonde a tradição oral vem sendo redescoberta e re-significada por diversos artistas e públicos do estado.
Inspirada nos movimentos dos Cocos de Praia, nos autos coloridos do Reisado de Congo, na literatura de cordel, nos repentistas e na linguagem forte das Bandas Cabaçais, a Fulô compôs um repertório formado por temas instrumentais e cantados, tecendo sua poesia lúdica e de arremate preciso, mostrando uma linguagem direta, clara e espontânea.

Dia 03 de Outubro o Mocó Stúdio, espaço novo e aberto à música independente na Praia de Iracema, promoverá o encontro desses dois grupos que vêm lançando novos rumos para a música cearense. Na ocasião Vigna Vulgaris e Fulô da Aurora apresentarão músicas autorais e parcerias dos músicos com novos compositores como: Alan Mendonça e Oswaldo Zarco, além de releituras de grandes nomes como: Cego Oliveira, Pingo de Fortaleza e Babi Guedes.

Nenhum comentário: