sexta-feira, 25 de abril de 2008

27/04 - 10h - Pinhole Day Ceará


PINHOLE DAY CEARÁ

- Dia Mundial da Fotografia Artesanal -

1ª Maratona de Fotografia Artesanal de Fortaleza

No último domingo de abril de cada ano, milhares de pessoas em todo o mundo fazem fotografias com câmeras tipo *PINHOLE, que é uma câmara escura feita de qualquer objeto fechado bem vedado da luz, podendo ser uma lata, uma caixa de fósforos ou outros objetos.

Este evento foi criado em 2001, pelo fotógrafo norte-americano Gregg Kemp e está em sua 8ª Edição.

Este ano de 2008, será comemorado pela primeira vez aqui em Fortaleza no dia 27 de abril de 2008, no entorno do Mercado dos Pinhões – Praia de Iracema – Fortaleza - Ceará.

O Instituto da Fotografia - IFOTO em parceria com os grupos de fotografia artesanal de Fortaleza, irão um promover o PINHOLE DAY CEARÁ – 1ª MARATONA DE FOTOGRAFIA ARTESANAL DE FORTALEZA, composta com as seguintes atividades:

- Foto-passeio com câmeras Pinhole
– os participantes receberão gratuitamente câmeras artesanais (Pinhole), para fotografar;
- Laboratório fotográfico – os participantes poderão acompanhar todo o processo de revelação das fotos;
- Exposição de câmeras artesanais Pinhole – saber como são fabricadas as mesmas e
- Exposição das fotografias obtidas pelos participantes durante as atividades.

Convidamos a todos os interessados em participar das atividades, que são gratuitas, e que poderão se inscrever antecipadamente através do telefone (85) 3254.6385, das 14:00hs às 19:00hs, ou enviando um e-mail para: ifotomailing@gmail.com

:::Local
Instituto da Fotografia - IFoto
Rua Gonçalves Lêdo, Nº 307 – Praia de Iracema – Fortaleza – Ceará

Data: 27 de abril de 2008 Horário: das 10:00 às 16:00hs
Informações/Inscrições: (85) 3254.6385

*MAS O QUE É PINHOLE?
PINHOLE, do inglês, buraco de alfinete - é o nome dado à técnica que irá permitir que o fenômeno fotográfico se dê em um ambiente sem a presença de lentes (componente das máquinas fotográficas convencionais). Um furo é o que permite a formação da imagem em um recipiente ou espaço vedados de luz. A projeção de imagens por este método é uma lei física, e já é conhecida pelo homem desde a Antigüidade.

A princípio, qualquer espaço protegido da luz pode servir como câmara escura: de latas a caixas das mais distintas proporções até espaços menos convencionais, mas desde que a entrada de luz possa ser controlada, como por exemplo um refrigerador, um baú, um armário, uma sala, ou um automóvel. Em cada caso existe um tamanho de furo apropriado para que a projeção se dê de forma nítida, pois é por este princípio que a projeção, e por conseqüência a fotografia pinhole, são possíveis. Este furo pode ser determinado através de uma fórmula matemática relacionada às dimensões do recipiente escolhido.O recipiente furado passa então a ser uma câmara escura, com a qual podemos produzir fotografias ao colocar filme ou papel fotográfico no seu interior.

Nenhum comentário: