terça-feira, 8 de abril de 2008

08/04 - 14h30 - Filme "Un Pueblo Nuevo"


Filme inédito provoca discussão sobre as ditaduras militares no MIS


Na próxima terça-feira (08), a partir das 14h30, o Museu da Imagem e do Som do Ceará – MIS-CE, equipamento cultural vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult, recebe a cineasta argentina Bárbara Tarcic. O encontro com a cineasta argentina será marcado pela primeira exibição do filme “Un Pueblo Nuevo” (Argentina, 2007). Inédito no Brasil, o filme dirigido pela cineasta traz à tona os meandros da ditadura militar Argentina. O MIS-CE fica na Avenida Barão de Studart, 410, Meireles, e é aberto de segunda a sexta das 8h às 17h.

Com duração de 33 minutos e inédito no Brasil, o documentário detém-se sobre a menor província da Argentina, Tucumán, no período em que o general Antônio Domingo Bussi comandou naquela província o primeiro centro de detenção clandestina do País. Na década de 70, estava instaurada no país a “Triple A”, a Aliança Anticomunista Argentina, que seqüestrou e torturou milhões de pessoas suspeitas de envolvimento com a guerrilha da serra tucumana.

Após a exibição do filme, Bárbara Tarcic debate com o diretor do Arquivo Público do Estado do Ceará, Márcio Porto, e com o presidente da Associação 64/68 – Anistia e da Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou, Mário Albuquerque. As discussões levanta aspectos das ditaduras militares dos dois países, Argentina e Brasil, com base nas pesquisas sobre direitos humanos e presos políticos, realizadas para a elaboração do filme, e o papel dos acervos arquivísticos no reencontro com estas memórias.

Nenhum comentário: