segunda-feira, 30 de julho de 2007

O Senhor tem 30 centavos?



Andar de ônibus pela capital cearense se tornou uma ótima oportunidade, não apenas para conhecer um pouco da dinâmica da quarta maior cidade do país, mas para poder desfrutar (ou “gozar”, como diria a nossa estimada Marta Suplicy) de alegres momentos diante dos vendedores de balinhas de gengibre que, aqui vale mencionar, já possui propriedades afrodisíacas, além das outras já conhecidas...


Mas, ao meio disso tudo, nada supera a mais tradicional de todas as frases proferidas nos coletivos da vida, seria algo como um “seja bem-vindo(a)”, mais longe disso, a frase de receptividade é “o senhor tem 30 centavos?”.


Tudo bem, o cobrador é uma boa pessoa, está apenas querendo fazer seu trabalho em paz, com direito a atender os passageiros muito bem (bem apertadamente acomodados, ou essa culpa é do motorista?), mas, vai lá, por que não um “Bom dia” antes de dizer “o senhor tem 30 centavos?”.


Eu, particularmente, tenho horror a essa tradicional frase. Chego a ficar irritado comigo mesmo quando penso que na minha carteira não tem os 80 centavos bem trocadinhos para entregar ao cobrador junto com a carteirinha.


Seria possível fazer até mesmo uma campanha, do tipo, “no dia do aniversário do cobrador dê a ele, como presente, várias moedinhas de 10 centavos, ele vai adorar!”.


Já para o Banco Central, a mesma moedinha que tem o valor de 10 centavos para o cobrador, tem o valor de R$140.056.644,80 que equivale a 1.400.566.448 moedinhas de 10 centavos velhas que circulam no mercado. Já as moedinhas novas, aquelas um pouco douradinhas, mas que na verdade são de níquel revestidas de bronze, e que possui a face de uns dos governantes que mais envergonharam o Brasil, circulam com o montante de 1.754.760.404*.


No entanto, não seja besta, mais importante do quer trocar suas três moedinhas de 10 centavos por uma de cinqüenta nessa pequena relação capitalista com um cobrador de ônibus, satisfazendo as necessidades do mesmo, é colecionar em seu porquinho 200 ou 300 moedinhas de 10 centavos, pois um dos hipermercados com duas sedes aqui em Fortaleza, e uma outra para ser inaugurada em frete ao estádio de treino do Leão, está trocando, respectivamente, algumas caixinhas de chocolate BIS ou caixa de chocolate pela moedinhas de 10 centavos tão preciosas.

Mas fica claro, você não vai trocar 200 moedinhas por BIS, nem tão pouco as 300 por uma caixa de chocolate. Você receberá a quantia de 20 e 30 reais e, de quebra, sai do supermercado comendo chocolate.

*dados disponíveis no sítio http://www5.bcb.gov.br/adm/mecir/principal.asp?id=dincirc na data de 25/07/2007.

Nenhum comentário: