quinta-feira, 29 de outubro de 2009

29/10 - Maracatu Vigna Vulgaris em Belém


::: Maracatu Vigna Vulgaris
http://www.myspace.com/maracatuvignavulgaris

"Canto para Fortaleza" de José Leite Netto

Canto para Fortaleza

Fortaleza, ilha desgraçada,
eu sei que em todo beco
tu crucificas um Cristo filho duma mãe
desgrenhada que chora
estacionei teu livro na prateleira da história
onde jaz o morto mito
Antônio Sales, Padaria Espiritual
Fortaleza, lira de amores,
dores, verdes mares,
horrores
Fortaleza, lida desafinada,
por entre becos e ruelas.
poetas tortos, tortos poetas
Mario Gomes, Praça do Ferreira,
copo vazio de cachaça
hão de enchê-lo
Fortaleza,
bebemos tua lama
como se fosse vinho do Porto
tuas crianças, Fortaleza,
tuas crianças em contraste ao chocolate
para comê-los
e não vendê-los
contraste podre Fortaleza
contraste riqueza em concreto armado
contraste Fortaleza cidade amada
armada
Mário Gomes
Praça do Ferreira assustada.

poema de José Leite Netto ( em O Olho de Tebas)

::: José Leite Netto
www.myspace.com/jnettoleite
cachacariacomletrasceara.blogspot.com
http://www.joseleitenetto.110mb.com/

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

28/10 - 20h - Coral de Artes Cênicas do IFCE apresenta "A Noiva e o Condutor"

Carta do Teatro das Marias sobre o embargo de funcionamento pela SEMAM


A atriz, bailarina e coreógrafa Valéria Pinheiro, coordenadora do ponto de cultura que funciona no Teatro das Marias, bate um raio-x das dificuldades que passa o fazer cultura na cidade de Fortaleza num apelo narrado nesta carta aberta. As políticas culturais públicas, repletas de contradição, não conseguem acompanhar as necessidades do crescimento em quantidade e qualidade das produções culturais na capital cearense.




"Prezados amigos,

Estive calada por alguns dias tentando organizar um pensamento que coubesse minha indignação pelas ações que vêm acontecendo na principal área cultural de Fortaleza (Centro Dragão do Mar e entorno).

A partir de uma matéria no Jornal Nacional (TV Globo) onde o teor da materia eram os camelôs e ambulantes de bebidas no entorno do dragão do Mar, que segundo a matéria estariam vendendo de forma ilicita bebidas alcoolicas pra jovens menores, além de estarem com sistema de som em níveis acima do permitido na região, várias ações das entidades públicas como a SEMAM (Secretaria do Meio Ambiente de Fortaleza, cujo Secretário é o Sr. Deodato) começaram um "arrastão" nos arredores do Dragão, levando não só os ilícitos como também Casas e espaços culturais que atuam dentro das leis, pagando seus impostos e agenciando na verdade a verdadeira circulação de cultura nesse arredor do Dragão, fazendo dessa área a de maior concentração de possibilidades de difusão artistica de Fortaleza.

A SEMAM chegou a embargar o Centro Dragão do Mar proibindo de acontecer espetaculos ou shows no palco sob a Passarela, se esse orgão chegou a esse nível, ter EMBARGADO o Café Teatro das Marias não lhe parece nem um pouco uma ação ditadora, incipiente, mesmo sabendo que nós, gestores do Teatro das Marias, nunca havíamos antes recebido qualquer notificação de irregularidade (o educacional do Sr. Deodato me parece precário), até mesmo o maior dos deliquantes tem direito a defesa, nós do Teatro das Marias não tivemos, fomos pegos pelas "costas". Não nos deixaram defesa.

Recebíamos numa terça-feira (20 de outubro as 22:30) no nosso espaço a VII Bienal Internacional de Dança do Estado do Ceará (evento que tem parceria institucional com os governos municipal, estadual e federal), com a participação de vários representantes de instancias importantes da cultura no nosso país, como Funarte, entidades acadêmicas com seus representantes, articuladores culturais de vários estados do Brasil assim como vários artistas de paises como Alemanha.

Resolvemos parar o show, não que eu não pudesse ir presa, mas estava responsavel pelo som de um amigo (Bebeco) que muito em parceria com nosso movimento de coletivos no Teatro das Marias esteve atuando desde o sábado, quando iniciamos o projeto, na sua terceira edição PRO DIA NASCER FELIZ.

Muita revolta e indignação dos companheiros ali presentes, mas com a calma e força do espaço me coloquei de forma passiva diante dos artistas, pedi desculpas e lhes pedi que fizéssemos o show no gogo e com os instrumentos todos unpluggeds, foi o que fizemos, e aos poucos em torno de 130 pessoas sentaram-se no chão e muito respeitosamente ouviram o show na voz e instrumentos de cordas e harmonicos ali presentes. Confesso que foi lindo, único.
Mas não me conformei com a atuação da SEMAM, ao acabar o show dos colegas e depois que todos sairam me vi sozinha no teatro e pude enfim, chorar.
Um choro de iindignação, de medo, medo de estarmos de volta aos anos da ditadura, onde toda manifestação cultural foi inibida por um sistema ditador, medo de estar diante de um municipio que não tem qualquer entendimento de ações culturais como aquela que acabara de ser manchada com tanta violência

E pensei: "meu Deus, como uma mãe ensina a um filho, se não chamando primeiro a atenção, ensinando, para so se necessário for, castigar? Pois bem, não tive a chance de aprender com a SEMAM, fui logo castigada, castigada por agenciar um encontro diário com mais de 700 pessoas ávidas por cultura, por encontros, por frestas de humanidade que parece não mais existir nesta gestão municipal, castigada por abrir minhas portas as manifestações de artistas que trabalham em coletivo e num sistema de trocas de fazeres, pois que fique claro, nenhum de nós envolvidos no projeto PRO DIA NASCER FELIZ, recebeu qualquer apoio financeiro pra de forma feliz , comprometida, disciplinada e muito talentosa mostrarmos nossa arte, participamos por entender que está nessa troca de saber e fazer artistico a sedimentação de nossa politica de existência artistica, por entender que espaços como Marias e Bienal Internacional de Dança são instâncias importantes de se fazer parceria, de proporcionar trocas e apontar pra um futuro, anunciar um caminho.....

E agora?

Estamos de portas fechadas, somos UM PONTO DE CULTURA FEDERAL, que abre suas portas ao CAPR, entidade ligada a SEMAS (Secretaria de Assistencia Social de Fortaleza) que trabalha com população de rua e usuários de drogas, numa parceria que em breve completará um ano, numa parceria que navega nas possibilidades de mudanças, de agenciamento de encontros desse elenco com um mundo ludico, onde a droga ali injetada é a endorfina do corpo, onde os sons das balas e alvoroços das ruas dão lugares aos tambores, onde as lutas se transformam em dança e capoeira, onde a voz de forma poetizada é cantada e onde os limites são ultrapassados ou pelo trapezio, tecido ou acrobacia ou mesmo pela rede da internet que os conecta com o mundo os fazendo visíveis.

Fecharam nossas portas, e pra que abramos de novo nos cobram um projeto acustico sofisticado (que custa alguns mil reais e com idicações de engenheiros dados por eles SEMAM, com uma lista de numeros de celulares impressa, vejam bem....) pra receber nossos tambores, quando sequer temos dinheiro pra mantermos o aluguel ou as despesas fixas (os editais que nos garantiam essa ajuda estão em atraso desde de maio de 2009) como trasformar nossa residência de formação artistica num espaço possivel de atuar com dignidade?

A moeda que circula no Café Teatro das Marias é o scambo (nosso UBUNTU) que funciona com trocas e parcerias de fazeres, saberes e sonhos e portanto não tem poder de compra de um projeto acustico, pelo menos por enquanto, e assim temos conseguido nos manter vivos e potentes todo esse tempo.

No entanto nós temos um compromisso com o governo do estado e governo federal de fazermos funcionar nosso ponto de cultura com verba ganha por edital cujas rubricas garantem o pagamento dos oficineiros e equipamentos de multimidia. Um paradoxo isso tudo naõ eh? Ganhamos de uma instancia governamental a possibilidade de funcionarmos com nossos fazeres, onde entre eles está uma lutheria de tambores e percussão, nossa dança é calcada no sapateado, portanto tambem percussiva, e nossa musica é também som, como não fazer som meu Deus?

Temos alvará de funcionamento, temos registro sanitário, pagamos nosso ISS, INSS e todos os impostos que nos são cobrados pra existirmos com dignidade, mas não temos um projeto acustico, eis o problema. E será que precisamos de um projeto acustico? Será se cada espaço cultural ou ponto de cultura desse país pra que exista precisará de um projeto acustico? Será se cobrarão dos índios taperas ou do candomblé de mãe joana, ou do reizado do Mestre Pio também um projeto acustico em seus terreiros?

E o palco sob a passarela do Centro Cultural Dragão do Mar (nosso centro cultural de referência no Estado) também precisará de um projeto acustico?
Talvez precisemos de um projeto de cultura, na sua essencia, dentro de cada secretaria de governo, para que possam entender a força das manifestações e o quanto cada uma delas organiza seu povo o faz forte e pronto pra exercer com cidadania seu papel na sociedade.

Peço a ajuda de toda a sociedade civil deste país, para que em tempos em que os municipios, estado e nação pensam em um projeto cultural possam tambem pensar numa educação de base de entendimento do que é afinal de contas cultura, nós quando sociedade civil somos responsáveis por essa construção, pois que façamos nossa parte.

Vamos reabrir um dia desses nossas portas, e enquanto isso trabalharemos nas ruas, nas praças, nas esquinas de cada canto desta cidade fazendo nossa voz ecoar como vaqueiro que guia sua boiada sem medo de se perder, porque conhece com propriedade cada lugar dessa "manga" de meu deus onde quer fazer chegar sua boiada!
Que venham mais nesse comboio!

Um forte abraço em todos."

Valéria Pinheiro
artista cearense

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

26 a 31/10 - Festival Noia 2009



8º Festival de Audiovisual Universitário

PROGRAMAÇÃO 2009 - DE 26 A 31 DE OUTUBRO - FORTALEZA/CE

DE 27/10 A 29/11
Mostra Cearense de Fotografias Universitárias
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

DIA 26/10
Oficina de Produção Independente de Vídeo
9hs às 12hs
Vila das Artes

DIA 27/10
Oficina de Produção Independente de Vídeo
9hs às 12hs
Vila das Artes

Oficina de Interpretação para Atores
14hs às 18hs
Marista - NUPA

DIA 28/10
Oficina de Apreciação de Curta-metragem (traga seu curta)
9hs às 12hs
Vila das Artes

Oficina de Interpretação para Atores
14hs às 18hs
Marista - NUPA

DIA 29/10
Oficina de Apreciação de Curta-metragem (traga seu curta)
9hs às 12hs
Vila das Artes

Oficina de Videoclipe
9hs às 12hs
Vila das Artes

Oficina de Interpretação para Atores
14hs às 18hs
Marista - NUPA

Seminário “cinema de Ponto a Ponto” - Construindo uma ação audiovisual
para a Teia 2010
14h às 18h
Local: Vila das Artes

Mostra Nacional de Cinema Universitário
19h às 21h
Cine-teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

SEÇÃO 1
Amor de Família, de Leonardo Levis
Fic. 13 min. RJ. UFF
Sinopse: A jornada de uma família noite adentro.

Verão, de Barbara Cariry
Fic. 9 min. CE. Unifor
Sinopse: É verão. O amor adormecido desperta na doce carícia da chuva.
Os namorados estão iluminados pela mocidade. Ah! Que esta estação
quente te seja propícia com seu cortejo de diamantes.

Alto Astral, de Hugo Pierot e Glaucia Barbosa
Fic. 11 min. CE. UECE
Sinopse: No azul do céu, descansa o meu corpo inerte.

Baronesa, de Cláudio Afonso
Doc. 15 min. SP. USP
Sinopse: São Paulo. Avenida Paulista. O Baronesa de Arary revelado por
seus moradores.

Seção 2
Minha avó comemora aniversário com suas amigas de hidroginástica, de
Leonardo Amaral
Fic. 15 min. MG. UFMG
Sinopse: Um filme de avó.

Uma Canção de Dois Humanos, de Giovan Barros
Fic. 9 min. RJ. UFF
Sinopse: Um réquiem, um amor que definha e renasce. Uma, outra, a mesma mulher.

No Noel, de Sabrina Greve
Fic. 7 min 15 seg. SP. FAAP
Sinopse: Duas irmãs aguardam ansiosamente a chegada do pai para a ceia
de natal.

Elétrico Jardim da Escuridão, de Mariana Campos
Doc/Exp. 10 min. MG. UFMG
Sinopse: Vídeo documental feito com imagens caseiras sobre o
sentimento de rejeição e perda do amor dos outros.

Sebo, de Lucas Cassales
Fic. 8 min. RS. PUC
Sinopse: Em uma sala abissal de um casarão decadente, um senhor
excêntrico toma sopa com uma garotinha. Enquanto isso, no porão, o
mordomo limpa a caixa de gordura.

Mostra Cearense de Bandas Universitárias

21h às 00h
Teatro do SESC SENAC Iracema

Fundamento Eterno - FAC / FATESE
Consuelo Lins – Unifor / FAC
Água Ardente Blues – UECE
Cordel do Conto do Vigário – UECE / UFC
Tia Maria – Unifor

DIA 30/10

Oficina de Videoclipe
9hs às 12hs
Vila das Artes

Seminário “cinema de Ponto a Ponto” - Construindo uma ação audiovisual
para a Teia 2010
14h às 18H
Local: Vila das Artes

Mostra Nacional de Cinema Universitário
19h às 21h
Cine-teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Seção 3
Filme de Apartamento, de Marcela Bertoletti
Fic. 19 min. RJ. UFF
Sinopse: Fred está sozinho no apartamento de Clara, remexendo na
intimidade de sua ex- namorada. Mas um desses filmes universitários de
apartamento.

Entre o que se imagina e o que se pode tocar, de Glaucia Barbosa
Exp. 9 min. CE. UECE
Sinopse: Um abismo entre o que se imagina e o que se pode tocar.

Ruído, de Arno Schuh
Fic. 7 min 11 seg. RS. PUC
Sinopse: Homem absorto em seu apartamento some.

Banhos de Mar, de Raphael Mesquita
Fic. 15 min. RJ. UFF
Sinopse: Numa vila de pescadores, os banhos de mar de Clarice e sua
família são interrompidos pelo desaparecimento do pai.

Seção 4
O Homem Bifurcado, de Hugo Pierot, Gláucia Barbosa e Márcio Araújo
Doc. 18’. CE. UECE
Sinopse: Ensaio documental sobre a vida e a obra do escritor cearense
José Alcides Pinto.

Matryoshka, de Salomão Santana
Fic. 9 min. CE. Unifor
Sinopse: Sou uma estrangeira na minha própria cidade.

Aranceles, de Melo Viana
Fic. 15 min. PR. CINETVPR
Sinopse: Panorama do Cinema Latino Americano visto em uma prisão em um
único plano.

Bomba!, de Lara Lima, Marcelo Lima e Renato Coelho
Exp. 4 min 36 seg. SP. FAAP
Sinopse: Uma refiguração dos eventos de Maio de 68.

Mostra Cearense de Bandas Universitária

21h à 00h
Teatro do SESC SENAC Iracema

Arsenic – FIC / FGV
Jonnata Doll e Garotos Solventes – UFC
Rua Mundo – UFC / Unifor
Os Malditos Rock Band – UECE / UFC
Thrunda – UFC / FIC

DIA 31/10

CERIMÔNIA De premiação dos vencedores das Mostras de Cinema, Fotografia e Bandas
A partir das 19h
Cine-teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Festa de Encerramento do Festival NÓIA 2009
A partir das 22h
Hey Ho Rock Bar (Rua José Avelino, 604, Praia de Iracema)
Atrações: Bandas Tia Maria e Red Run (Vencedoras da Mostra
Universitária de Bandas 2008)

domingo, 25 de outubro de 2009

16 a 25/10 - VII Beinal Internacional de Dança do Ceará

O festival começa nesta sexta, dia 16, as 20h30 no Theatro José de Alencar, com a arte de duas das maiores coreógrafas de todos os tempos, consideradas as precursoras da dança contemporânea no mundo. Interpretado pelo Ballet de Lorraine, da França, na abertura da VII Bienal Internacional de Dança do Ceará. A programação vai até o dia 26 com apresentações em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte e atividade formativa também em Paracuru.

Antes do Ballet de Lorraine, a bienal recebe no palco do TJA a Paracuru Cia de Dança, com o espetáculo Dois Pontos, quarta peça do repertório da companhia cearense, coreografada por Ivaldo Mendonça, com direção artística de Flávio Sampaio, diretor da companhia. Em seguida, a São Paulo Companhia de Dança apresenta Entreato, uma coreografia do carioca Paulo Caldas, que no sábado, 17, com sua companhia Staccato, sobe ao palco do TJA às 21h para apresentar Quinteto.

Antes da abertura oficial, a Bienal de Dança vai à Praça do Ferreira, às 16 horas, com a programação NA PARALELA, uma parceria com o projeto Ato Compacto, do Centro Cultural Banco do Nordeste. Quem se apresenta é a Arte em Rua Cia de Dança, com os espetáculos Trilogia e Serurbano.

::: Programação
Fortaleza

::: Ingresso
Entrada franca

::: Informações
(55 85) 3219.3803

23 a 25/10 - Banda Dona Zefinha no Maranhão

O grupo cearense Dona Zefinha foi convidado a apresentar dois espetáculos, o teatro de rua “O Casamento de Tabarim” e o musical “Zefinha vai a Feira”, dentro da programação da IV Mostra SESC Guajajara de Artes, realizada de 23 a 29 de Outubro em São Luis (MA).




::: Programação

Dia: 23/10
Cortejo
Horário: 16h
Trajeto: sai da Praça Deodoro – passa pela Rua Grande – termina na Praça Nauro Machado

Dia: 24/10
Espetáculo: O Casamento de Tabarim
Local: sede do grupo Grita
Horário: 18h
Endereço: Rua Monaco, Q39, 06, Anjo da Guarda

Dia: 25/10
Espetáculo: Zefinha vai a Feira
Local: Praça Maria Aragão
Programação
21h Rosa Reis
22h As Afrodites
23h Dona Zefinha

::: Ingresso
Entrada Franca

::: Dona Zefinha
http://www.myspace.com/donazefinha

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

23/10 - 22h - Os Transnacionais no Acervo Imaginário


17 a 23/10 - "Pro Dia Nascer Feliz" com coletivo Auê



VII BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO CEARÁ apresenta

Pro Dia Nascer Feliz no Café Teatro das Marias e no Hey Ho
17 a 23 de outubro
22h às 02h

Café Teatro das Marias
17/10, sábado
Tradição: Unidos da Cachorra
Show: Água de Quartinha e Samba de Cravos
Performance: N ∞ (Solo) / Brino Correia (Esperaí)

18/10, domingo
Tradição: Cortejo com a Cia de Dança de Horizonte e músicos do Centro Cultural Tasso Jereissati, de Horizonte (Associação Pro Criança e adolescentes de Horizonte – Academia Vânia Dutra).
Show: Arthur Menezes
Exibição do vídeo-dança O que tenho de você?. Com as intérpretes criadoras Sylvia Sousa e Ana Cristina Mendes, e direção de Sabina Colares.
Performance: CEM - Centro de Experimentações em Movimentos.

19/10, segunda
Tradição: Banda Cabaçal Fulô da Aurora
Show: Breculê e Coletivo Auê
Performance: Elane Fonseca, Plínio Renan e Joyce Custódio (Só mais uma sobre amor...).

20/10, terça
Tradição: Afoxé Acabaca
Show: Encontros Casuais, Osvaldo Zarco e convidados
Participação especial: Trupe Ilumiar. Com Priscila Rebouças, Gizela Guimarães, Mayara Cavalcante, André Cavalcante e Magno Pontes.
Performances: Rubéns Lopes (Solo) / Tatiana Valente e Maurileni Moreira (60 ml de oxigênio) / Henrique Castro (Exercício do só).

Hey Ho
21/10, quarta
Tradição: Boi da Jandaiguaba.
Show: Fulô da Aurora, Babi Guedes e Tambores da Jandaiguaba.

22/10, quinta
Tradição: Malabares com Camila das Marias
Show: Vitrola São Jorge e convidados

23/10, sexta
Show: Coletivo Auê (Babi Guedes, Breculê, Cia. Vatá, Daniel Medina, Fulô da Aurora, Henrique Dídimo, Osvaldo Zarco, Philipi Bandeira, Samba de Rosas, Sambahempclube e Vitrola São Jorge).
Performance: Vídeo-instalaçã o Arestas do corpo. Com as bailarinas Elane Fonseca e Thatiane Paiva e os realizadores audiovisuais Henrique Dídimo e Philipi Bandeira.

Dona Zefinha



::: Dona Zefinha
www.myspace.com/donazefinha

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

22/10 - 18h - CadaFalso na Confraria Café com Arte


O cadaFalso participa do evento "A Performance como Linguagem". Serão apresentadas cinco performances seguidas de um bate-papo sobre a relação entre as diversas artes e a linguagem da performance.




::: Local

Café Lua
em cima da livraria Lua Nova - 13 de maio

::: Ingresso
Entrada Grátis

::: Informações
Washington Hemmes
washmene@yahoo.com.br
(85) 8717-2610

22/10 - 19h30 - Lançamento da revista "Para Mamíferos"

Para Mamíferos - nº 1

Uma Revista de Letras e Artes. No lançamento estarão presente Caio Porfírio Carneiro, Ana Miranda com performance de Ricardo Guilherme e Gil Brandão.

Na primeira edição da reista, entrevista exclusiva e curiosa com a escritora Ana Miranda — A Geração Pós-Clã, imperdível e rico dossiê de um capítulo da literatura cearense, por Caio Porfírio Carneiro, com contos de Caio Porfírio Carneiro, José Maia, José Alcides Pinto, Mário Pontes e um INÉDITO do saudoso Juarez Barroso — Também inédito e exclusivo Para Mamíferos o conto do esquivo contista paranaense Dalton Trevisan — Literatrilhas revela: O Holocausto existiu! — A radicalidade e o radicalismo do Teatro Radical Brasileiro, ponto a ponto, por Ghil Brandão — Nerilson Moreira Procura um Poeta de Meia Tigela (e ele existe?) — GlauQUADRINHOS x Beckett — Traduções inéditas dos escritores/tradutores Ruy Vasconcelos e Virna Teixeira para Hemingway e Gertrude Stein — Da Caixa de Espantos nos saltam poesia e prosa selecionadas (Henrique Dídimo, Luciano Bonfim, Carlos Nóbrega, Everardo Norões, Carmélia Aragão, Fayga Bedê, Amílcar Bettega) — e, Como Você Nunca Viu... mas verá, com Sânzio de Azevedo.


::: Local
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
espaço ao lado da Livraria Livro Técnico

::: Editores
Glauco Sobreira — Jesus Irajacy Costa — Nerilson Moreira — Pedro Salgueiro — Raymundo Netto — Tércia Montenegro

::: Preço de venda
R$ 10,00

::: Contato da Redação
aquisição de revistas, críticas, sugestões e outros
paramamiferos@gmail.com

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

terça-feira, 13 de outubro de 2009

11 a 17/10 - Semana Mundial da Alimentação 2009


Por Ercília Lima

Esta semana, em diversos países do mundo, estão ocorrendo debates e atividades referentes ao Direito Humano à Alimentação Adequada visando promover nas pessoas à reflexão sobre a garantia desse direito humano básico e dar visibilidade tanto à problematica da fome e insegurança alimentar mundial quanto às ações que os governos e sociedade civil vêm desenvolvendo para enfrentamento destes problemas.

Todo ano, em 16 de outubro, cerca de 150 países celebram o Dia Mundial da Alimentação. É uma oportunidade para os países refletirem sobre a segurança alimentar e nutricional, num momento em que, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cerca de 923 milhões de pessoas passam fome em todo mundo.

O tema escolhido pela FAO para o Dia mundial da Alimentação deste ano é “Alcançar a Segurança Alimentar em Época de Crise”. Com esse tema, se pretende estimular uma reflexão a respeito do quadro da atual insegurança alimentar mundial.

No Brasil e mais precisamente no Ceará, a Semana Mundial da Alimentação, de 11 à 17 de outubro, conta com uma vasta programação. Assim como aconteceu em anos anteriores, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA Ceará, órgão públicos e entidades da sociedade civil, realizarão em todo o estado inúmeros eventos em formatos de rodas de conversas, palestras, oficinas, filmes, feiras e etc. Acesse www.conseaceara.blogspot.com para conferir a programação completa.


::: Programação

13/10 das 14 às 17 horas – Audiência Pública: “Alcançar a Segurança Alimentar em Época de Crise” – Assembléia Legislativa do Ceará (Av. Desembargador Moreira, 2807)

14/10 das 14 às 17 horas – Seminário: “Alcançar a Segurança Alimentar em Época de Crise” – SESC (Av. Duque de Caxias, 1701)

15/10 das 08:30 às 12 horas – Mesa Redonda: "Segurança Alimentar e Nutricional e a prática da intersetorialidade: alimentos da agricultura familiar no cardápio das escolas" - Auditório da Reitoria da UFC (Campus do Benfica)

15/10 das 15 às 21 horas – II Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária - Praça da Gentilândia (Av. 13 de Maio)

16/10 das 09 às 15 horas – Dia Mundial da Alimentação na Praça – Praça do Ferreira

16/10 das 15 às 18 horas – Lançamento da campanha Natal Pela Vida (COEP) e Exibição do filme "Garapa" (Dir. José Padilha) – Cine São Luiz (Praça do Ferreira)

::: Informações
CONSEA-CE
(85) 3101-1563
http://www.conseaceara.blogspot.com/

13 e 14/10 - II Seminário: Cultura e Direito

O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Ceará – SATED/CE e a Federação Interestadual dos Trabalhores em Empresas de Difusão Cultural e Artística do Nordeste – FITDECA NE, em parceria com a Frente Parlamentar de Apoio à Cultura do Ceará e a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT/CE) realizarão nos dias 13 e 14 de Outubro de 2009, das 8 às 18 horas, no Auditório Murilo Aguiar, da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, o “II SEMINÁRIO: CULTURA E DIREITO”, debatendo os temas:

  • A Criança no Mercado Cultural;
  • Direitos Autorais, Conexos e Direitos de Imagem;
  • Segurança no Trabalho e;
  • Contratação de Artistas e Técnicos.

Participe desse encontro, que reunirá artistas, empresários, gestores culturais, estudantes e a comunidade com a finalidade de esclarecer sobre a legislação que envolve o mercado cultural.

Para se inscrever, basta enviar e-mail com nome completo para satedceara@yahoo.com.br e a guarde programação detalhada.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

02, 09, 16, 23 e 30/10 - 19h30 - Pavilhão da Magnólia apresenta "Gran’Dior nº 3"


:::Gran’Dior nº 3
Surgiu da necessidade do grupo de mostrar seus experimentos realizados ao longo de três anos, são cenas do cotidiano onde o ser humano é exposto a situações desagradáveis, tendo como mote principal a farsa dentro das relações familiares e amorosas. A partir de textos de Victor Augusto, Silvianne Lima e Victor Ribeiro de Lima com adaptação e direção de Nelson Albuquerque.

::: Ingressos
R$ 10,00 / R$ 5,00

::: http://www.grupopavilhaodamagnolia.blogspot.com/

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

24/10 - 19h - Quintal de Outubro


Quintal de Outubro é um movimento performático-visual-musical que tem como proposta reunir, tanto pessoas que não tiveram seus trabalhos no salão de abril, como aqueles interessados em produzir arte no cenário fortalezense, fugindo assim dos espaços "oficiais".

A proposta é simples, se você tem trabalho que possa ser produzido sem financiamento e apoio oficial, leve-o para compor esse movimento e realizar uma exposição paralela ao Salão de Abril: "Quintal de Outubro".

::: Abertura
dia 24/10/09 ás 19h
::: Local
Templo da Poesia
(esquina da br. de aratanha c/ meton de alecar-centro)

::: Propostas

04, 11, 18 e 25/10 - 17h - Pavilhão da Magnolia apresenta "O Pássaro Azul"


::: O Pássaro Azul
Maria Clara é uma menina que não se conforma a vida humilde que leva. Certo dia, ela e o irmão, Zeca, recebem a visita da Fada Berylune, que conta a história do pássaro azul capaz de resolver todos os problemas. Maria Clara, Zeca, o cachorrinho Tylo e a gatinha Tylete partem, então, em uma aventura em busca da felicidade, descobrindo, ao final, que ela está em todo lugar, basta querer enxergá-la. O espetáculo do grupo Pavilhão da Magnólia é cheio de música e dança. Escrito pelo belga Maurice Maeterlinck em 1909, a história é sempre atual. A adaptação é de Silvanne Lima e Nelson Albuquerque, que também assina a direção.


::: Ingressos
R$ 10,00 / R$ 5,00

08 a 30/10 - Grupo Ás de Teatro apresenta "Hairspray"




O mais novo espetáculo do grupo Ás de Teatro é uma livre adaptação da peça musical Hairspray de John Waters, onde a visão realista da década de 60 é integralmente retratada, com suas cores vibrantes e seu ritmo alucinante, abrangendo estilos do street dance dos guetos americanos, às baladas dos programas de auditório que faziam o maior sucesso na TV da época.

::: Temporada
Dias 08, 09, 22, 23 e 30/10 no Marista
Dias 15 e 16/10 no Del Paseo (Caixinha Cênica)

::: Ingresso
R$ 10 / R$ 20
(meia para todos na compra antecipada)

Até 08/10 - Inscrição para a Feira Música Brasil


Estão abertas as inscrições para artistas e grupos interessados em integrar a programação da Feira Música Brasil (FMB) – evento que vai transformar o Recife na capital da música brasileira de 9 a 13 de dezembro.

Na programação, além de artistas já consagrados, que farão shows durante os cinco dias do evento, músicos que ainda buscam se firmar nesse concorrido mercado terão a chance de mostrar seus trabalhos. Os interessados devem consultar o edital da FMB no site http://www.feiramusicabrasil.com.br/ e se inscrever até o dia 8 de outubro.


Serão escolhidos 24 artistas, bandas ou grupos nacionais que se apresentarão durante os dias 10, 11 e 12 de dezembro no palco do Marco Zero. Os selecionados receberão R$ 4 mil como pagamento de cachê, diárias de alimentação e custos de transporte de equipamentos

sábado, 3 de outubro de 2009

03/10 - 19h - Final do Festival Sesi de Música

Hoje acontece a grande final do Festival SESI Música. Participantes das categorias Interprete e Música Inédita concorrem a um prêmio em dinheiro e a participação na etapa nacional. Esta etapa acontece em Brasília no mês de novembro. E ainda será disponibilizado o material registrado durante o festival num DVD e as músicas apresentadas.
O auditório SESI da Barra do Ceará é o palco para o encerramento do festival que tem hoje Luizinho e Banda fazendo o encerramento.

O Festival SESI Música passou 20 anos sem acontecer e retorna com uma excelente estrutura e premiação. Bastante divulgado nos meios de comunicação o festival também ganha pontos com o respeito ao artista da indústria.

::: Programação

03/10/09
Sábado - 19h

FINAL - COMPOSIÇÃO INÉDITA

Natanael Nascimento - M. Dias Branco
Rubéns da Silva - Grendene
Jaysa Helena - Cemag
Luis Motta - T.B.M
Tiago Cid Timbó M. Dias Branco Composição Inédita
Francisco Deassis Recamonde



Wilton Matos

Chesf
Composição Inédita - Coração Brasileiro

(clique aqui e ouça a música)


FINAL - INTERPRETAÇÃO

Adriana Dantas - Metalarte
Jaquenilda Silva - M. Dias Branco
Rosemary Tavares - Dakota
Francisco Allison - Nacional Gás
Carlos Henrique - Marisol
Francisco Adailson - Colonial
Nadir Nepomuceno - Vulcabrás
Raimundo José - Dakota

::: Informações
http://www.sfiec.org.br/portalv2/sites/sesimusica/

::: Local
Auditório do SESI Barra do Ceará
Av. Francisco Sá, 6623
Mapa

::: Ingresso
Entrada Livre
.

03/10 - 16h - "Chá com Poesia" com o grupo Poemas Violados

De 16h até as 18h o grupo Poemas Violados se reune para chá poético das 5 da tarde. Haverá um recital de poesias, música, chá, lanche fraterno, bate-papo e literatura.

Para ingressar nesse mundo leve um poema para compartilhar no templo. O lanche fraterno será compartilhado, tanto quanto a poesia. Solicitamos aos convidados, se puderem, que tragam um alimento saudável para compartilhar neste dia.

::: Internet
http://grupopoemasviolados.blogspot.com/

::: Local
Espaço cultural Templo da Poesia
Rua Barão de Aratanha, 201
Mapa

::: Contatos
Luana Oliveira 87598272
Vera Feitosa 96381458

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

02/10 - 21h - Lançamento do CD Dois Cordões de Alessandra Leão (PE)

Dois Cordões é o segundo CD solo da cantora e compositora pernambucana Alessandra Leão, que foi produzido a partir do projeto contemplado no Programa Petrobrás Cultural, por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura (Lei Rouanet). O projeto selecionado prevê, além da produção do cd, seu lançamento em quatro capitais do Nordeste – São Luiz (MA), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Recife (PE).

Um dos principais objetivos de Alessandra é com a democratização ao acesso aos bens culturais. As apresentações terão ingressos gratuitos ou com preços populares e ainda serão enviados gratuitamente 400 cópias do CD para Pontos de Cultura e grupos de música tradicional (PE, MA, CE e BA), escolas da rede pública de ensino (PE), bibliotecas, fonotecas, escolas de música e rádios comunitárias de diversos Estados do Brasil. Para comercialização, Dois Cordões ganhou duas embalagens: Digipack (com encarte de luxo) e envelope (que poderá ser vendido nos shows a um preço menor).

::: Alexandra Leão
http://www.alessandraleao.com/
www.myspce.com/alessandraleao
(estão disponíveis as partituras)


::: Local
Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

::: Ingresso
R$ 10,00 / R$ 5,00

02/10 - 20h - Lançamento do CD “Outra Pessoa” de Tais Guerino (GO)


Projeto Armazém do Som recebe Taís Guerino. Nascida em Itumbiara-GO começou a cantar aos 10 anos nos festivais internos do colégio em que estudava e daí para a conquista de dez primeiros lugares em festivais regionais e nacionais entre 1998 e 2000.

Em 2000 participou do programa Domingão do Faustão como convidada para fazer a abertura do Concurso de Novos Talentos. Em 2001, foi convidada a cantar em Nova York divulgando a música brasileira.

Em Goiânia, integrou o grupo de mulheres que prestaram homenagem aos compositores goianos no show de lançamento do livro “MPB em Goiás – compositores dos anos 70” , gravando o CD "Eles por Elas" alem de participar de duas edições do projeto Goiânia Canto de Ouro (2008 e 2009). Recentemente Taís Guerino gravou seu primeiro CD intitulado “Outra Pessoa”, pela Lei de Incentivo Municipal de Goiânia, lançado nos meses de abril e maio de 2009.

::: Taís Guerino
http://www.myspace.com/taisguerino

::: Local

Teatro SESC SENAC Iracema
Mapa

::: Ingresso
Entrada Gratuita

::: Informações
(85) 3252-2215

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

22/09 a 11/10 - Festival do Teatro Brasileiro - FTB

O Sapato do Meu Tio (Foto: Wilton Matos)

Em sua nona edição, Festival do Teatro Brasileiro - FTB ocorre simultaneamente no Maranhão e no Ceará com apresentação de espetáculos da cena teatral baiana e realização de oficinas de qualificação profissional. De 22/09 a 11/10, em Fortaleza.

Criado em 1999, o FTB tem como um dos seus objetivos divulgar a produção teatral brasileira para os brasileiros. A cada etapa, um estado tem a chance de conhecer a produção cultural de outro estado.

Em 2009, depois de apresentar, em maio deste ano, espetáculos de grupos pernambucanos para mais de 15 mil pessoas nos teatros de Sergipe e Bahia, o FTB traz para o Ceará uma amostragem do teatro feito na Bahia. De 22 de setembro a 11 de outubro, será realizado o FTB – Cena Baiana, etapas Ceará e Maranhão.

Ao todo, serão dezessete espetáculos contemplando várias vertentes do teatro baiano, além de oficinas e debates, sempre a preços populares ou gratuitos.

A programação já está definida e disponível pra consulta e inscrição. Confira e participe !

::: Espetáculos
... Clown, drama, comédia, stand up comedy, teatro ritualístico e antropológico, teatro físico, teatro do absurdo... um rico mosaico diversificado das produções realizadas atualmente pelo teatro baiano.

::: Oficinas Profissionalizantes
Iluminação - Fernanda Paquelet
Direção Teatral - Fernando Guerreiro
Interpretação - Fábio Vidal
Dança: investigação de movimento e produção de sentido - Rita Aquino

As aulas começam um pouco antes da programação de espetáculos, no dia 15 de setembro. Antecipe-se para as inscrições: (85)3235-4063 (Quitanda das Artes).

Formação de Platéia
Cerca de 5.000 estudantes em mais de 50 escolas da rede pública de ensino (municipal, estadual e Projovem Urbano de Fortaleza) serão acompanhados por arte-educadores em sala de aula antes e depois de assistirem aos espetáculos. Um processo que aproxima da escola a produção artística e fruição cultural.

A etapa Ceará do FTB – Cena Baiana se inicia no dia 22 de setembro com a stan up comedy de Frank Menezes, “O Indignado”. Depois dele, passarão pelos palcos dos teatros José de Alencar, Dragão do Mar, Sesc Senac Iracema e Sesc Emiliano Queiroz, os espetáculos “Redimunho”, do grupo Estado Dramático; “Ó Paí, ó”, do Bando de Teatro Olodum; o cultuado espetáculo de clown “O Sapato do Meu Tio”; “Batata!”, da companhia Dimenti; a comédia “R$ 1,99”, de Ricardo Castro; a dramaturgia angolana de “Amêsa”; o teatro do absurdo de “Os Javalis”; e “Deus Danado”, peça rica em simbolismos e metáforas, ganhadora de 13 prêmios em festivais de várias regiões do País. Para a criançada foram selecionados “Chuá”, uma versão nada convencional da companhia Dimenti para o clássico “Lago dos Cisnes”; e “Da Ponta da Língua à Ponta do Pé”, primeira incursão da companhia Viladança na área infantil. Nos dois casos das peças infantis, haverá sessões exclusivas para crianças e adolescentes da rede pública de ensino.

::: Programação completa
tembiu.pro.br - clique aqui

::: Ingresso
Entrada Franca em todos os espetáculos

::: Informações
Quitanda das Artes - (85)3235-4063
Rodrigo de Oliveira- tembiu@gmail.com - (85)9621-9700