quinta-feira, 30 de outubro de 2008

30/10 - 18h - Debate: Como o jovem é retratado pela mídia?


Jovens promovem debate sobre sua participação na grande mídia
Na próxima quinta-feira (30), a partir das 18h, o Núcleo Cearense de Jovens Produtores de Comunicação realiza debate com o tema: "Como o jovem é retratado pela mídia?", no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza (CE). O debate faz parte das comemorações da Semana pela Democratização da Comunicação, realizada em todo o Brasil por entidades, grupos estudantis e movimentos sociais que lutam pela democratização da comunicação. A idéia do debate surgiu da necessidade com que o Núcleo Cearense de Jovens Produtores de Comunicação se viu de discutir que participação o jovem tem nos meios de comunicação.

Esse debate pretende ampliar as discussões sobre mídia e juventude. O que se vê hoje são jovens alienados, desinformados, que não se interessam por política. Mas será que é isso mesmo? Será que a mídia também mostra o jovem militante, político, participativo? Para discutir melhor sobre isso, vamos ouvir os dois lados dessa história: um jovem negro, grafiteiro e que mora na periferia da cidade e uma jornalista da grande mídia. Convidados jovens que participam de movimentos sociais, e estudantes, principalmente de comunicação, para completar a discussão.

Irão participar do debate a jornalista Alessandra Oliveira, também mestre em Educação Brasileira, com enfoque em rádio e comunicação, o grafiteiro Cristiano Nick, membro do Setor de Juventude da Central de Movimentos Populares (CMP) e a jornalista Ana Quezado, coordenadora do núcleo da Globo na TV Verdes Mares. A idéia é que o debate abra espaço para a discussão sobre como o jovem está inserido na pauta dos meios de comunicação, como ele está representado na grande mídia e que alternativas ele tem para construir seu próprio meio de comunicação.

O Núcleo Cearense de Jovens Produtores de Comunicação surgiu em 2005 através de uma parceria entre a ONG Catavento Comunicação e Educação e a Revista Viração, com sede em São Paulo (SP). Assim como a Revista Viração, o Núcleo propõe a participação do jovem na elaboração de todo o material impresso, desde a cobertura jovem até a própria elaboração de mídias alternativas de comunicação.

O que: Debate – Como o jovem é retratado pela mídia?
Onde: Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura / Fortaleza CE
Quando: 30 de outubro, a partir das 18h.

Mais informações
Clarissa Diógenes, estudante de jornalismo e articuladora do Núcleo Cearense de Jovens Produtores de Comunicação (85) 8605.5939 ** Amanda Nogueira, estudante de jornalismo, (85) 8861.6558 ** Rones Maciel, estudante de publicidade (85) 8707.5529 ** ONG Catavento Comunicação e Educação, pedir para falar com um dos três (85) 3252.6990.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

19/10 - 15h - Olha Que Barulho Bom!


Os organizadores informam. Quem não quiser ou não puder pintar sua bicicleta, terá a possibilidade de pintá-la com tinta à base d'água, guache!!

:::Concentração
à partir das 15h em frente á reitoria, para:

>pintura das bicicletas;
>proposta de itinerário (que não será muito grande);
>considerações finais sobre o ato.

::: Contatos
Nívia: 88314540
Lucíola: 87131532 luciolaluciola@hotmail.com
Bartira: 86065445

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

11 e 18/10 - 19h30 - Bárbaras em Canções dos Palcos Brasileiros

04/10 - 19h - Samba de Rosas no Largo do Mincharia

03 e 10/10 - Joana Angélica "Cantando Coisas de Cá"

03/10 - 21h - Vigna Vulgaris e Fulô da Aurora


Vigna vem do latim, é o nome cientifico do feijão de corda (Vigna unguiculata). Vulgaris é o nome específico do feijão mulatinho, (Phaseolus vulgaris). O feijão de corda é mais cultivado nas regiões Norte e Nordeste do país. O feijão mulatinho é consumido em todo o país. Vigna Vulgaris simboliza a fusão proposta pelo grupo, a junção cíclica do regional pelo universal e o universal pelo regional. O grupo mescla instrumentos de percussão com guitarra, baixo e bateria fazendo uma junção dos ritmos regionais com o rock, blues, jazz, MPB, poesia, danças, artes plásticas e a arte de representar, enfocando as entidades afro descendentes e indígenas.

A Fulô da Aurora faz parte de uma nova fase da música feita no Ceará, aonde a tradição oral vem sendo redescoberta e re-significada por diversos artistas e públicos do estado.
Inspirada nos movimentos dos Cocos de Praia, nos autos coloridos do Reisado de Congo, na literatura de cordel, nos repentistas e na linguagem forte das Bandas Cabaçais, a Fulô compôs um repertório formado por temas instrumentais e cantados, tecendo sua poesia lúdica e de arremate preciso, mostrando uma linguagem direta, clara e espontânea.

Dia 03 de Outubro o Mocó Stúdio, espaço novo e aberto à música independente na Praia de Iracema, promoverá o encontro desses dois grupos que vêm lançando novos rumos para a música cearense. Na ocasião Vigna Vulgaris e Fulô da Aurora apresentarão músicas autorais e parcerias dos músicos com novos compositores como: Alan Mendonça e Oswaldo Zarco, além de releituras de grandes nomes como: Cego Oliveira, Pingo de Fortaleza e Babi Guedes.